Comissão se reúne com CENEC nacional em Brasília

10/08/2018 17:48

Como presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, o vereador Rubério Santos (MDB) esteve em Brasília na última quinta-feira (09) participando de reunião com a Direção do CNEC para tratar do problema com o Colégio José Ferreira. Essa foi uma das medidas decididas em Audiência Pública realizada na quarta-feira (08), no Plenário da Câmara. Durante a reunião, ele ressaltou a importância de manter a excelência do ensino na escola que é referência para o Brasil. Além disso, o vereador disse que “é essencial manter os mais 500 postos de trabalho ofertados pela instituição”.

A reunião em Brasília teve duração de quatro horas. Estiveram presentes, além do vereador Rubério, também o presidente da Câmara, Luiz Dutra (MDB), o vereador Samuel Pereira (PR), além da secretária municipal de Educação, Silvana Elias.

O advogado Marco Aurélio Costa Junior esteve junto com os pais de alunos Alex, Sabrina, Alexandre Lennon e Regiane Dutra.  Pela CNEC, participaram da reunião o presidente Alexandre José dos Santos, a secretária executiva Gerfânia Damasceno, o professor José Lima, o vice-presidente de Educação, Érlei José de Araújo, além do vice-presidente de Ações Sociais, Edinalvo Dantas. Ainda participaram representantes dos deputados federais Marcos Montes e Aelton Freitas.

Durante a Audiência Pública em Uberaba ficou acertado que a pauta teria três itens básicos: escolha do diretor oriundo de Uberaba, participação da Associação de Pais e Alunos na gestão do Colégio e autonomia financeira. Em resposta, os representantes da CNEC informaram que será eleito um diretor, em processo seletivo nacional, do qual os candidatos de Uberaba também participarão. O professor Danival Roberto Alves será convidado para fazer o processo de homologação final do diretor.

Além disso, a Associação de Pais poderá participar ativamente do processo de gestão, inclusive da elaboração do planejamento orçamentário anual. Por fim, os gastos serão pautados com base no planejamento orçamentário. Com base nesse planejamento o diretor terá autonomia para definir os gastos.

Jornalista Maria Cândida Sampaio

Assessoria do vereador Rubério Santos – MDB