Comunidade escolar pede ajuda a Ripposati para solucionar problemas no trânsito

03/12/2013 00:00

Comunidade escolar pede ajuda a Ripposati para solucionar problemas no trânsito

Está nas mãos do secretário de Trânsito, Emmanuel Kappel, requerimento do vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) pedindo a construção de passagem elevada em frente à Escola Futura na Rua Professor Terra, bairro Estados Unidos.
O estabelecimento de ensino atende crianças de um a 10 anos, um total de 430 alunos, e já existe há 15 anos, mas, segundo a diretora Fabiana Fernandes, não há nenhum tipo de sinalização que aponta para a existência de uma escola na região, nem medidas de segurança no trânsito adequadas. Ela reivindicou a intervenção do vereador Ripposati para evitar acidentes envolvendo estudantes, já que a via é de mão dupla, tem estacionamento livre dos dois lados e não possui faixa exclusiva para pedestres, o que tem dificultado a entrada e saída dos alunos em segurança.
Fabiana afirma que acionou o Executivo várias vezes para pedir mudanças, mas não foi atendida. A diretora afirma que a situação vem se agravando a cada ano com o aumento de veículos nas ruas, aliado a ausência de sinalização para estacionamento de vans em frente à escola e a falta de placas nas extremidades da rua que alertam para a existência de escola. Fabiana acredita que medidas que disciplinem o trânsito como um todo e a transformação da via em mão única, podem reduzir o fluxo de veículos e acabar com os transtornos verificados atualmente, que se agravam em período de chuva.
Pais de alunos também pedem mudanças no trânsito. Anderson Cândido dos Santos, cujo filho estuda no 1º ano, disse que vivencia diariamente o caos no trânsito com veículos parados em mão dupla, trafegando em excesso de velocidade, além de outras irregularidades. Para ele, a mão única na rua seria uma boa solução. A mãe de aluno, Ana Carolina Frange Araújo, teme pela segurança de toda a comunidade escolar e foi uma das responsáveis em pedir a atenção do vereador.
O vereador Ripposati ouviu todas as reclamações e enviou pedido de soluções ao Executivo. Ele falou pessoalmente com o secretário Kappel e oficializou as reivindicações através de requerimento.  O parlamentar defende que o governo municipal tenha um olhar voltado também para o trânsito nos bairros, aonde o desenvolvimento chegou, e não apenas para o centro da cidade. Ripposati lembra que é prioridade prevista em lei a construção de passagem elevada é prioridade em frente a escolas.
No requerimento enviado ao Executivo, o vereador pede que o secretário de Trânsito envie equipe técnica para estudar as adequações no trânsito e definir a melhor forma de resolver o problema na Rua Professor Terra. "Espero que o município cumpra seu dever de dar atenção ao desenvolvimento da cidade. O bairro Estados Unidos é uma região que desenvolveu muito e que merece atenção por parte da Prefeitura", afirma Ripposati.
Cleide Mariano - Assessoria do vereador João Gilberto Ripposati