Contribuinte pode destinar parte do Imposto de Renda à luta contra o câncer até 30/04

16/04/2015 00:00

Empresas e pessoas físicas podem repassar, até o dia 30/04, 1% do Imposto de Renda a pagar em benefício dos pacientes do Hospital Dr. Hélio Angotti. A entidade tem projetos aprovados no Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon). Os interessados em ajudar na luta contra o câncer podem procurar setores da instituição para tirar dúvidas.
O Pronon foi criado pela Lei Federal nº 12.715, em 2013. As empresas tributadas em lucro real e pessoas físicas optantes pela declaração completa podem destinar até 1% do imposto de renda devido a projetos de entidades filantrópicas de câncer, como o Hospital Dr. Hélio Angotti.
"As entidades apresentam projetos ao Ministério e àqueles que forem aprovados é dada a permissão para captar junto às empresas este recurso, que é a transferência direta do imposto. Portanto, não se trata de uma doação da empresa ou pessoa e sim um direcionamento de 1% do IR que seria pago ao Governo. O nosso primeiro projeto foi aprovado no ano passado, na ordem de R$ 9,1 milhões, e deverá ser executado dentro de 24 meses", explica Mauro Sérgio de Melo, responsável pela contabilidade do hospital.
A Rede de Proteção Social do Hospital trabalha na busca das empresas dispostas a colaborar, para atingir o valor do projeto até o fim deste mês. O contador Mauro Melo explica que o Hospital precisa conseguir ao menos 60% do recurso previsto no projeto. Se o hospital não captar esse percentual, o direcionamento não é efetuado.
"As empresas interessadas em fazer o repasse, ajudando a população da nossa região na luta contra o câncer, podem procurar o setor de contabilidade do Hospital Hélio Angotti, ou a Rede de proteção", orienta Mauro (veja contatos abaixo). Ele lembra que o recurso é transferido diretamente a uma conta bancária defininda pelo Governo (Banco do Brasil - Agência: 3278-6 - Conta: 35.079-6), que é bloqueada até a conclusão da arrecadação, e a empresa tem conhecimento de onde está sendo investido o imposto que paga.
Vale ressaltar que o hospital também apresentou outros projetos ao Ministério da Saúde para conquistar verba através do Pronon. São dois projetos esperando pela aprovação.
Contatos para tirar dúvidas
Setor de Contabilidade do Hospital Dr. Hélio Angotti
Telefone: (34) 3318-9907 (Mauro)
E-mail: contabilidade@helioangotti.com.br