“Criança Feliz”: Rubério quer prioridade para crianças de 0 a 3 anos que não entraram no sistema municipal

31/07/2017 17:08

O vereador Rubério Santos participou na manhã desta segunda-feira do lançamento do Projeto “Criança Feliz” em Uberabacom a presença do ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Gasparini Terra, no Anfiteatro do Centro Administrativo, com objetivo de promover o desenvolvimento infantil.

Aproveitando o ocasião, o vereador Rubério sugeriu ao prefeito Paulo Piau, que assim que Uberaba aderir ao Projeto, sejam priorizadas as 18% das crianças de 0 a 3 anos que ainda não são atendidas pelo Município, uma vez que a Secretaria de Educação afirma que já engloba 82% desta demanda. “Com isto, entendo que estamos fazendo justiça, uma vez que estas crianças não dispõem desse tipo de assistência, enquanto as demais são atendidas nos CEMEIS, a maioria em tempo integral”, salientou.

O Projeto prevê, entre outras ações, visitas domiciliares semanais de acompanhamento dos filhos dos beneficiários do Bolsa Família, de 0 a 6 anos, primeira infância. Será implementado a partir da articulação entre as políticas de assistência social, saúde, educação, cultura, direitos humanos, direitos das crianças e dos adolescentes, entre outras.

Por meio do programa, o Governo Federal pretende atender mais de 4 milhões de crianças em todo o País até 2018. Serão usados projetos regionais como parâmetro. Uma das referências do Projeto é o trabalho realizado pela Pastoral da Criança, que tem mais de 30 anos de atuação no acompanhamento infantil. A instituição está presente em mais de 3,7 mil municípios.

O prefeito gostou da ideia do vereador Rubério e pretende solicitar ao titular da SEDS, Marco Túlio Cury para dar atenção a essas crianças que não foram contempladas pelo sistema. A PMU pode inclusive usar servidores próprios e os recursos do Governo Federal destinados ao Projeto para melhoria de salários e condições de trabalho, assim como aquisição de materiais e materiais para execução das atividades.

Jornalista Maria Cândida Sampaio

Assessoria do vereador Rubério Santos