Dengue é tema de Audiência Pública solicitada por Samuel e Borjão

27/03/2013 00:00

Dengue é tema de Audiência Pública solicitada por Samuel e Borjão
O combate à dengue não é responsabilidade apenas do município, mas de toda a sociedade. A afirmação foi feita pelo vereador Samuel Pereira para justificar pedido de Audiência Pública para tratar sobre o assunto na Câmara Municipal. Em parceria com o vereador Marcelo Machado Borges - Borjão (DEM), que é presidente da Comissão de Saúde, o republicano protocolou, na tarde de hoje (5), o requerimento 630 em que solicita ao presidente da Casa, vereador Elmar Goulart (PSL), submeter ao plenário a realização do evento na próxima quarta-feira (13).
Conforme explicou Samuel, é preciso envolver todos os setores sociais na discussão. Para isso, serão enviados convites, através da assessoria de ambos os parlamentares, para as universidades e instituições representativas da comunidade. "A audiência só tende a fortalecer o regime democrático, onde a participação de todos é valorizada na busca da solução dos problemas que afligem o dia-a-dia do cidadão", defendeu.
O vereador Borjão destaca que, desde 2010, alerta para o crescimento dos números da dengue na cidade e que, em meados do ano passado, ainda solicitou à Secretaria de Saúde que redobrasse os cuidados com a proliferação dos Aedes Aegypti, sem, no entanto, ser atendido. "Deu nisso, um surto da doença e mortes por dengue em Uberaba. Agora precisamos ter a real dimensão da doença em nossa cidade para realizar estratégias que efetivamente funcionem", destacou.
Borjão está preocupado com a diferença de dados entre a Secretaria Municipal de Saúde, que afirma ter sido reduzido o número de casos, e a Superintendência Regional de Saúde, que discordou dos dados apresentados pelo secretário Fahim Sawan. "Temos de trabalhar juntos - Poder Público e população - para acabar com esse mal, sem maquiagens e vaidades".
De acordo com relatório da Prefeitura Municipal atualizado, o número de notificações da doença nas unidades de saúde do município chegou a 7.692. São seis os óbitos confirmados pela enfermidade, sendo uma morte pela variação hemorrágica da doença e as outras cinco por dengue clássica com complicação por problemas crônicos de saúde. Aguarda-se a confirmação sobre outros dois óbitos que podem estar relacionados com o Aedes Aegypti.