A vereadora Denise Max (PR) defende a criação de um Comitê de Amparo às Famílias de Mulheres Uberabenses que tenham sido vítimas fatais ou não de violência doméstica. Há cerca de um ano a parlamentar já havia enviado ao prefeito Paulo Piau um requerimento fazendo solicitação semelhante, a criação de um Comitê de Amparo à Mulher Uberabense Vítima de Violência, que agora também está sendo reforçado.

Denise lembra que a violência contra mulheres vem crescendo assustadoramente na cidade, sendo que os familiares destas vítimas muitas vezes sofrem ameaças ou também se tornam alvos de homens violentos. Ela citou como exemplo caso recente, ocorrido no dia 7 do mês passado, no bairro Parque São Geraldo, quando a atendente Talys Aparecida Lamounier, 21 anos, morreu após ser esfaqueada pelo ex-companheiro da tia, o mototaxista Lucas Ribeiro de Paula, 26 anos, que não se conformava com o fim do relacionamento.

“Em situações como esta, a família fica totalmente desestruturada e muitas vezes não consegue continuar com a mesma rotina de antes”, afirmou a vereadora, ressaltando o quanto é difícil para os familiares superarem sozinhos os traumas.

As estatísticas revelam o aumento da violência. Dados obtidos pela vereadora junto à Polícia Civil no final de 2014, revelaram o registro em Uberaba mais de três mil denúncias de agressão contra as mulheres, na Delegacia de Orientação e Proteção à Família. Já no Centro de Referência à Mulher, houve aumento de 85% nas denúncias nos três anos anteriores.

Através dos atendimentos realizados, foi possível constatar que a maioria dos casos de agressão é registrada nos finais de semana, a partir da noite de sexta-feira, até a noite de domingo. Na maioria das vezes o agressor está alcoolizado e/ou drogado.

Denise lembra, ainda, que muitas vítimas não registram as ocorrências ou mesmo desistem de representar contra os agressores, o que leva a um círculo vicioso, com violência que muitas vezes termina em tragédia. Segundo a vereadora, ela espera que as propostas finalmente saiam do papel e possam ajudar vítimas e familiares da violência doméstica.

 

 

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
05/11/2015

 

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020