Denise Max chama a atenção para a importância da conscientização de doação de medula óssea

30/09/2014 00:00

A vereadora Denise Max (PR) parabenizou em Plenário este mês a diretora da Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes, Maria Abadia Vieira da Cruz, pelos serviços prestados à comunidade educacional e, em especial, pelo apoio que vem dando à Campanha Educacional Permanente de Conscientização sobre a importância de doação de medula óssea na cidade.

Segundo Denise, Maria Abadia está fazendo um trabalho espetacular de conscientização, com empenho e comprometimento profissional. “Até pouco tempo, eu mesma não sabia como me tornar uma doadora de medula óssea. Desconhecia informações simples, como se o procedimento oferece algum risco ao doador e como é realizado. Mesmo sendo um assunto de tamanha importância para a vida de todos, muitos cidadãos ainda desconhecem sua relevância. Tivemos o exemplo do garoto Roberth Ribeiro [que lutou contra leucemia e faleceu em julho. Em maio, sua mãe Hosana Lopes Ribeiro apresentou carta à presidente Dilma Rousseff, pedindo projeto de lei para coleta de células-tronco durante o nascimento de todos os bebês brasileiros]que foi um ícone dessa bandeira de conscientização de doação de medula. Para a parlamentar, é preciso um trabalho mais efetivo no assunto, "para que todo cidadão saiba a importância de ser um doador, de servir ao próximo. Não podemos deixar o ‘outro’ ser prejudicado por uma ignorância nossa", ressaltou.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), qualquer pessoa entre 18 e 54 anos com boa saúde poderá doar medula óssea. Esta é retirada do interior de ossos da bacia, por meio de punções, sob anestesia, e se recompõe em apenas 15 dias. Os doadores preenchem um formulário com dados pessoais e é coletada uma amostra de sangue com 5 a 10 ml para testes. "Estes testes determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente. Os dados pessoais e os resultados dos testes são armazenados em um sistema informatizado que realiza o cruzamento com dados dos pacientes que estão necessitando de um transplante. Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é então chamado para exames complementares e para realizar a doação. Tudo seria muito simples e fácil, se não fosse o problema da compatibilidade entre as células do doador e do receptor. A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em cem mil. A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo".