Denise Max pede utilização de pneus descartados em brinquedos de praças públicas

18/07/2014 00:00

Preocupada com a quantidade de pneus descartados em Uberaba, a vereadora Denise Max (PR) solicitou ao Executivo, através de Indicação, a utilização desses produtos na instalação de brinquedos e de placas de borracha nas áreas de recreação infantil das praças públicas de Uberaba.

Segundo Denise, demonstrando preocupação com o meio ambiente, proliferação do mosquito da Dengue e segurança infantil, muitas praças na cidade ainda não possuem brinquedos instalados. "A utilização desses pneus em área destinada para crianças poderá evitar com que os pequenos se machuquem em quedas, diminuir a proliferação de mosquitos e também poupar a natureza de problemas, além de seu emprego proporcionar economia aos cofres públicos", ressaltou a vereadora, que se disse preocupada também com a forma como esses pneus são armazenados na cidade. "Uberaba possui depósito que se encontra com grande quantidade do produto e tem enfrentado problemas, inclusive, com incêndios [em março desse ano depósito de pneus da Prefeitura de Uberaba, que fica às margens da Ligação 798, pegou fogo." Denise acredita que, caso o Executivo atenda sua solicitação, esse problema, entre outros enfrentados hoje, possa ser amenizado.

O descarte de pneus, que não têm tempo determinado para degradação e acarreta uma série de danos ao meio ambiente, se tornou uma preocupação nacional. Em 9 anos, de 2002 a abril de 2011, o descarte inadequado correspondeu a 2,1 milhões de toneladas do produto, segundo o engenheiro mecânico Carlos Lagarinhos, que defendeu uma tese de doutorado sobre o assunto, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).Com o crescimento populacional e, consequentemente, aumento no número de veículos circulando no país, a quantidade de pneus descartados é alarmante. De acordo com a Reciclanip – organização voltada para a coleta e destinação de pneus inservíveis [que não servem mais para rodar em automóveis, ônibus e caminhões] no país –, em 2013, 68 milhões desses pneus de diferentes nacionalidades foram coletados para reciclagem. Durante o ano passado, foram coletadas e destinadas de forma ambientalmente correta mais de 183 mil toneladas de pneus inservíveis. Esta quantia equivale a 36,6 milhões de unidades de pneus de carros de passeio.

Segundo a Folha de São Paulo, no ano passado foram produzidos 68,8 milhões de pneus no Brasil, um aumento de 7% nas vendas em relação a 2012, o que dá o título de sétimo maior produtor mundial ao país, segundo a ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), representando 1% do PIB (Produto Interno Bruto). A Associação afirma ainda que a reciclagem no país teve um desempenho significante nos últimos anos, atingindo a média de 78% dos pneus reciclados.

Diversas cidades estão apostando em projetos que desenvolvem a responsabilidade ambiental, social e de combate à dengue com a utilização de pneus. Entre as “serventias” do produto estão na confecção de jardineiras, brinquedos de recreação, pufes, mesas e poltronas. E a borracha destinada dos pneus inservíveis é reutilizada em solados de sapato, materiais de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais e tapetes para automóveis. A borracha moída e separada também é misturada ao asfalto para uso em pavimentação, gerando o asfalto borracha.

Departamento de comunicação