Denise Max quer agilidade em levantamento do Censo Animal

14/07/2014 00:00

Uberaba é uma das pioneiras, em Minas Gerais, em realizar o Censo Animal, e poderá, a partir de 2015, contar com uma ferramenta importante na agilização dos trabalhos realizados, atualmente, pelos agentes do Centro de Zoonoses da cidade. A vereadora Denise Max (PR) solicitou ao Executivo, através de Indicação,a viabilização do levantamento através de aplicativo de Smarth Phone usado pelos agentes da Zoonoses no combate às endemias.

De acordo com Denise, para realização do censo, através do SmarthPhone, basta acrescentar no atual programa da Zoonoses seis itens do questionário que está sendo usado nesse levantamento realizado em Uberaba. "Assim, os agentes poderão fazer o censo concomitantemente ao controle à endemia sem gerar custos aos cofres públicos",destacou Denise.

Residências de sete bairros da cidade já foram visitadas pelos agentes, que fazem o trabalho preenchendo um questionário impresso, entre eles Residencial 2000,Gameleiras I, II e III, Jardim Maracanã, Chica Ferreira, Antônio Barbosa,Bairro de Lourdes e Jardim Copacabana. Até o momento, foram cadastrados 1.175 cães e 349 gatos. Denise Max salientou a importância desse Censo. "O levantamento é importante para termos uma noção de quanto se gastará com castração, doenças e vacinas. E o mais importante: qual o valor necessário para realização da castração itinerante na cidade".

Segundo a vereadora, o intuito é ter conhecimento sobre a população de animais domésticos - cães e gatos. "Esse levantamento é de suma importância para o controle de doenças, bem como de proliferação de animais vetores como pulga,carrapatos, entre outros, que também afetam a saúde humana. É através do censo que os órgãos públicos terão condições de planejar suas metas para efetivarem esse controle", completou.

Denise espera que no próximo ano o levantamento possa já ser feito com o auxílio do aplicativo.

Departamento de Comunicação