Denise Max quer criação do Projeto “Vidinha”
A vereadora Denise Max – Denise da Supra (PR) encaminhou ofício ao prefeito Paulo Piau solicitando que seja criado no município de Uberaba o Projeto "Vidinha", a ser implantado em todas as escolas públicas. 
A proposta é desenvolver programas de conscientização, visando esclarecer a população educacional sobre a causa animal, bem como a atuação consciente e competente na transformação da realidade para a melhoria das condições e qualidade de vida dos animais.
A metodologia do Projeto é desenvolver nas crianças e adolescentes atitudes de solidariedade e responsabilidade em relação aos animais. Uma delas é estimular os alunos a identificar o animal da família com uma plaqueta presa à coleira com o nome e o número de telefone do responsável.  
Através do projeto "Vidinha" os alunos conhecerão as principais leis e decretos que amparam e protegem os animais domésticos, além de se interarem dos problemas de saúde pública que poderão ser provocados pelo excesso de animais abandonados nas ruas e os principais motivos que levam uma pessoa a abandonar seu animal de estimação. 
Será levada ao conhecimento dos estudantes a importância da castração dos animais domésticos como forma de equilibrar a população animal e, consequentemente, reduzir o índice de abandono e o número de eutanásias no Centro de Controle de Zoonoses.
Segundo a vereadora Denise, o desenvolvimento do Projeto "Vidinha" será flexível e dependerá da faixa etária dos alunos. Citou algumas ações que serão implantadas, entre elas a divulgação do filme sobre a vida da cachorrinha Vidinha e de um documentário sobre a crueldade e abandono de animais em Uberaba e também a apresentação do slogan "Crueldade e abandono nunca mais!". 
Segundo a vereadora é preciso sensibilizar os estudantes para as causas de proteção aos animais domésticos, para mudar a mentalidade dos adultos em casa. "Muitos tutores não estão cumprindo suas obrigações para com esses animais. Quando surgem os primeiros problemas com o animal, acham-se no direito de jogá-los para a rua. Diante disso, a ideia de preparar a criança para ser um adulto justo, mais humano, que respeita os animais e o meio ambiente", ressaltou.
Denise, que já foi presidente da ONG Supra, ressaltou que tem crescido o número de animais abandonados nas ruas de Uberaba. "Estima-se que existem mais de doze mil animais soltos pelas ruas, famintos, idosos, maltratados, doentes e cadelas prenhas", informou.
Outro problema que a vereadora destacou é referente ao descaso de motoristas que atropelam esses animais e fogem do local sem prestar socorro, os deixando agonizando até a morte. Lamentou o fato da maioria da população não se conscientizar de suas responsabilidades para com os animais que estão sob sua guarda. "A sociedade desconhece que há leis que amparam os animais e pune aqueles que a desrespeitam", finalizou.

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020