A vereadora Denise Max vai sugerir ao Poder Executivo a criação de um ParCão, uma área destinada para a recreação canina, que ao mesmo tempo sirva de local de lazer para os donos. Inicialmente a representante do Legislativo pretendia apresentar um Projeto de Lei, mas para evitar uma possível inconstitucionalidade, devido à geração de despesas, decidiu transformá-lo em Requerimento, que será enviado ao prefeito Paulo Piau.

De acordo com um levantamento realizado pelo gabinete da vereadora, estima-se que aproximadamente 80% da população de Uberaba possua animais domésticos, sendo que a maioria são cães. Ela lembra que o contato com animais vai muito além da companhia que proporcionam, pois um pequeno tempo diário dedicado a eles funciona como uma terapia ao ser humano.

Segundo Denise, para os animais é incontestável a necessidade e a importância dos passeios diários com os cães, que colaboram também para outros benefícios, como a saúde do dono, bem como a integração e a interação entre as pessoas, tornando-as mais sociáveis. 

Outro aspecto abordado pela vereadora diz respeito às crianças, pois alguns estudos recentes demonstraram que aquelas com problemas psicológicos melhoram consideravelmente quando estão  em contato com animais. "Criando este espaço em Uberaba, crianças e jovens considerados especiais poderão frequentar o Parcão como sendo um local terapêutico", afirmou Denise.

De acordo com ela, mesmo sabendo de todos os benefícios, em Uberaba não existe um local adequado e exclusivo para recreação desses animais. Para quem não abre mão de passear com seus cães, a única alternativa é fazer caminhadas pelas ruas da cidade, o que fica ainda mais complicado em lugares com passeios estreitos, o que obriga cães e donos a caminharem na rua, para não atrapalhar os pedestres.

A vereadora também esclareceu que o ParCão já foi  implantado em várias cidades brasileiras como por  exemplo, Canoas e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Curitiba (PR), entre outras. Entre as sugestões apresentadas, está a de que a área disponível tenha no mínimo quatrocentos metros quadrados, que seja cercada e destinada exclusivamente para este projeto.

Denise sugere, ainda, que toda a extensão do espaço seja coberta de areia para melhor higienização, o uso de focinheira para os cães considerados agressivos, o porte obrigatório do certificado da vacinação em dia contra raiva e cinomose, e que na coleira deverá constar a identificação do proprietário do cão com número da identidade, telefone e endereço.

Além disso, a representante do Legislativo propõe que o responsável pelo cão seja pessoa maior de dezoito anos ou dependente devidamente cadastrado e autorizado pelo responsável e que a área de recreação tenha o limite de três cães por pessoa, entre outras sugestões, que podem ajudar a normatizar o projeto.

Caso o prefeito acate a sugestão da vereadora, caberá ao Executivo elaborar e encaminhar à Câmara Municipal um Projeto de Lei, para ser votado em Plenário.


Departamento de Comunicação

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020