Denise propõe “Encoleiramento Inverso” em animais com leishmaniose

12/06/2018 15:46

A medida pode evitar a necessidade de sacrificar os cães doentes

A vereadora Denise Max “Denise da Supra” (PR) está propondo ao governo municipal a utilização do chamado “Encoleiramento Inverso”, como forma de evitar o sacrifício de animais. As coleiras antiparasitárias são utilizadas em animais contaminados com leishmaniose, como forma de combater a doença sem precisar utilizar a eutanásia nos cães.

Segundo Denise, o Encoleiramento Inverso é a nova possibilidade de proteção contra a doença e uma alternativa para evitar a necessidade da eutanásia de animais já contaminados com o protozoário da leishmaniose. A substância chamada deltrametrina, presente na coleira, possui duas ações, primeiro atua como repelente, mantendo longe o mosquito-palha, transmissor da leishmaniose, e ainda como inseticida, agindo como controlador do mosquito, não deixando que ele pique o animal infectado e transmita o protozoário para um animal sadio.

Conforme lembrou a vereadora, de acordo com o veterinário Ricardo Luiz Cortez, idealizador da coleira, o acessório também pode ser utilizado em um animal sadio, com a função de deixar longe o mosquito transmissor da leishmaniose.

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU