A vereadora Denise Max (PR) voltou a cobrar do Município o cumprimento uma determinação do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) que proíbe a mutilação de cães e gatos por motivos fúteis. A representante do Legislativo municipal já havia encaminhado um requerimento ao prefeito Paulo Piau em agosto do ano passado, solicitando que fosse cumprida na cidade a Resolução número 1.027, de 10 de maio de 2013, que alterou as Resoluções número 877, de 15 de fevereiro de 2008, e número 793, de 4 de abril de 2005.

Denise lembrou que há sete anos são proibidas as práticas da caudectomia (amputação ou corte de cauda de caninos para fins estéticos), da cordectomia (cirurgia que retira as cordas vocais dos animais), a conchectomia (para levantar as orelhas) e a onicectomia (extração das unhas de gatos). 

Segundo a vereadora, existem clínicas veterinárias no Município que ainda utilizam tais práticas em cães e gatos, sendo que a intervenção do Poder Público é necessária e urgente.

Raças como Cocker Spaniel, Pinsher, Poodle, além de Pitbull, Rottweiller e Doberman são alvos comuns do procedimento. As justificativas geralmente utilizadas são de que as mudanças servem para “embelezar” o animal.

Denise lembra que a própria população pode denunciar a prática, que ela considera inadmissível. A sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/MG) fica situada em Belo Horizonte (http://www.crmvmg.org.br/). O médico veterinário que infringir as normas determinadas pelo CFMV poderá responder a processo ético-profissional. 

 

 

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
27/11/2015

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020