Denise solicita homenagem a bombeiros que atuaram em tragédia de Brumadinho

12/02/2019 14:18

A solicitação de condecoração com a Medalha da Inconfidência a todos os bombeiros militares de Minas Gerais que integram o grupo de salvamento em Brumadinho – MG, foi encaminhada ao governador Romeu Zema (Novo). A demanda foi apresentada pela vereadora Denise Max (PR), durante sessão realizada no plenário da Câmara, na manhã desta terça-feira (12).

Como justificativa, a parlamentar relembrou a comoção causada pelo rompimento da barragem. “Choramos pela falta de comprometimento com as leis ambientais. Gritamos, silenciosamente, ao ver o sofrimento de familiares em busca de notícias de entes queridos. Nos desesperamos ao ver animais sendo arrastados pela lama ou presos por horas no barro pegajoso. Sentimos uma dor imensa ao ver a água limpa de um rio sendo manchada pela cor dos dejetos”, destacou.

Denise salientou o trabalho realizado pelos bombeiros militares na busca “desesperada” e “incansável” por sobreviventes da tragédia. “Ficamos orgulhosos desses heróis, arriscando a própria vida para salvar pessoas ilhadas, perdidas na mata ou no meio da lama. Homenagear os bombeiros, que mesmo com os salários defasados e 13° parcelados, estão trabalhando com todo afinco. É o mínimo que se pode fazer”, pontuou.

Todos os parlamentares demonstraram apoio à solicitação apresentada.

A Medalha da Inconfidência é a mais alta comenda concedida pelo Governo de Minas Gerais, atribuída a personalidades que contribuíram para o prestígio e a projeção mineira.

Jair Neto

Estagiário do Departamento de Comunicação da CMU – 12/02/2019