Em sessão plenária realizada nesta quarta-feira (03), a vereadora Denise Max (PR) cobrou novamente do Executivo a implantação da ‘Creche Municipal do Idoso Carente’.

De acordo com a vereadora, o pedido tem por objetivo proporcionar ao idoso e seus familiares bem-estar social, tranqüilidade, melhor qualidade de vida e melhor integração social. “Acidentes com idosos acontecem com freqüência e, em muitos casos, a pessoa vai a óbito porque estava sozinha em casa naquele momento. Outro agravante é que muitos deles são portadores de mobilidade reduzida, tendo dificuldades para andar, alimentar, etc”, disse.

Durante a reunião, Denise exibiu depoimento de uberabense desempregada que cuida sozinha da avó portadora de Alzheimer. No desabafo, Cristiana Aparecida da Silva relata as dificuldades de se manter um emprego e ser responsável por um idoso ao mesmo tempo. “É difícil cuidar de uma pessoa idosa com problemas de saúde e trabalhar ao mesmo tempo. Gostaria muito que houvesse um local adequado na cidade, onde ela pudesse ficar durante o dia, enquanto eu estivesse no trabalho, e voltasse para a casa à noite”, falou Cristiana.

Por ver situações como a de Cristiana, é que tenho certeza que a solicitação é de suma importância para Uberaba, ressalta Denise. “Sua criação tirará o idoso do isolamento, dando-lhe a oportunidade de melhores condições de vida. Lá, a pessoa será alimentada, medicada e assistida diariamente. Uma cidade em desenvolvimento não pode deixar de lado e desamparar aqueles que já fizeram muito por seu crescimento, justificou”

A parlamentar explica que a creche atenderia somente idoso carente, que por problemas de saúde, é impedido de permanecer na residência sozinho. A ‘Creche Municipal do Idoso Carente’ não seguiria os padrões da UAI – Unidade de Atenção ao Idoso, que atende idosos independentes que estão à procura de atividades esportivas e cursos, alertou Denise. “Apesar de o prefeito Paulo Piau afirmar que não há demanda para sua criação, sabemos que a realidade é outra, destacou”.

Outro parlamentar engajado no assunto é o vereador Marcelo Machado Borges – Borjão (PR). Em 2013, ele solicitou ao prefeito o cumprimento da Lei no 8.759, de 19.09.2003, que institui o “Sistema de Atendimento Diário ao Idoso – Centro de Convivência da 3ª Idade – Casa do Vovô”. À época, o parlamentar foi comunicado pelo Executivo que aproximadamente 1200 idosos eram atendidos pelo Município, diariamente, com atividades variadas, com acompanhamento de profissionais da saúde e educação, além de eventos culturais. “A UAI não contempla o objetivo da Casa do Vovô, visto que as atividades exercidas nesse local não condizem, por exemplo, com a situação dos idosos acamados, impossibilitados de se locomoverem ou em cadeiras de rodas”, rebateu.

Segundo Borjão, naquele ano, a administração havia mencionado ainda que outros projetos para este público estavam em estudo, inclusive a construção de pequenos centros de convivência nos bairros distantes.

 

Dep. Comunicação

Karla Ramos

03/08/2016

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020