Dia de Prevenção a Queda e Dia da Raça são aprovados na CMU

08/07/2020 09:54

Compartilhar

 

A Câmara Municipal aprovou dois projetos de autoria do vereador Ronaldo Amâncio, que alteram o Calendário Popular do Município. As votações aconteceram nesta segunda-feira (07), durante a primeira reunião ordinária do mês de julho. 

Um dos projetos institui o Dia da Prevenção de Quedas em pessoas idosas, a ser celebrado anualmente, no dia 24 de junho. O vereador destacou que nesta data é comemorado o Dia Mundial de Prevenção de Quedas, que é considerado hoje um grave problema de saúde. 

A data, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), foi incorporada pelo Ministério da Saúde para alertar principalmente os idosos. A cada 15 segundos, um idoso é atendido em um serviço de emergência em decorrência de quedas, e a cada dez idosos que procuram pelo serviço médico, três precisam ser internados. 

Segundo dados do Ministério da Saúde, dentre as complicações mais graves estão fraturas, principalmente de fêmur, e traumatismo craniano.  Estudos mostram, ainda, que 30% dos idosos sofrem quedas e 75% destas acontecem dentro das próprias residências. No dia 24 de junho, quando se comemora o Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos, o alerta é para algumas ações simples que podem evitar possíveis acidentes em casa, como retirar tapetes soltos, melhorar a iluminação dos ambientes e instalar corrimãos em escadas e barras de segurança nos banheiros.

Ainda de acordo com o projeto, Uberaba é a 3ª maior cidade mineira em número de idosos, conforme estudo realizado pela Macroplan, no mês de abril deste ano. “Nossa cidade precisa apresentar uma preocupação real com a população idosa”, afirmou Ronaldo Amâncio. 

O segundo projeto aprovado instituiu o Dia da Raça, a ser comemorado anualmente, no dia 5 de setembro. “Nós escolhemos esta data, dois dias antes da comemoração da Independência do Brasil, como uma forma de celebrar nossa identidade cultural, que é formada por uma miscigenação constante, graças a um forte movimento imigratório, que ocorreu desde que fomos descobertos, há 520 anos”, explicou o vereador.

 

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
07/07/2020

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados