O Calendário Popular da cidade passa a contar com o ‘Dia Municipal do Advogado Criminalista’. O projeto apresentado pelo vereador Edcarlo dos Santos – Kaká Seliga (PR) foi aprovado nesta manhã (03), na Câmara Municipal, propondo que a classe seja homenageada no dia 02 de dezembro.

Para Kaká, a matéria se justifica pela necessidade de enaltecer a profissão. “Aquele que já foi acusado de algum ilícito e sofreu processo penal conhece a importância do trabalho da defesa, visando aclarar os fatos, superar as arbitrariedades e fazer triunfar a justiça. Mas há várias vertentes no universo jurídico, o que requer dos advogados determinados níveis de especialização. E é justamente das necessidades sociais que emerge a figura do advogado criminalista”, destacou.

O vereador Almir Silva parabenizou o colega e ressaltou que este profissional deve ser tanto valorizado como reconhecido. “São especialistas que trabalham de forma eficaz, digna e justa, e que colaboram com a justiça.”

O projeto aprovado cita que o trabalho do advogado criminalista se baseia na aplicabilidade da lei e humanização do direito. “Sua missão é chegar à verdade e à justiça, buscada por todos. Por outro lado, o advogado criminalista não pode ter sua figura confundida com a do seu cliente, não podendo ser hostilizado pela opinião pública ou sofrer "linchamento moral" pela mídia.”

O presidente da 14ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Uberaba, Vicente Flávio Macedo Ribeiro, que participou da reunião, agradeceu o Legislativo pela apresentação da proposta, e destacou aos parlamentares os percalços da profissão. “Comumente, o criminalista é mal compreendido pela sociedade, e a atitude do vereador Kaká traz um certo carinho para com este profissional, que traz consigo um sofrimento maior do que aquele sentido pelos profissionais das outras áreas do Direito, pois ‘Ele tem que nadar na lama sem se sujar’”, disse.

Vicente aproveitou a oportunidade para contar, também, que, em breve, os detentos da penitenciária “Professor Aluízio Ignácio de Oliveira” contarão com parlatório mais apropriado. “Serão 7 ou 8 baias disponíveis para os advogados poderem conversar com seus clientes de forma mais digna”, confidenciou. 

O presidente da OAB encerrou seu pronunciamento parabenizando a Câmara de Municipal pelo pioneirismo na proposta apresentada. “Uberaba é a primeira cidade de Minas Gerais a instituir a data do ‘Dia do Advogado’”, finalizou.

Também esteve presente na sessão o representante da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), André Luis Faquim.

Manifestaram apoio ao autor do projeto os vereadores Ismar Vicente dos Santos – Marão (PSD), Ronaldo Amâncio (PTB) e Alan Carlos da Silva (PEN).

 

Jorn. Karla Ramos

Dep. Comunicação

03/07/2017

 

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020