“Dia do Circo” e “Março Saudável” são incluídos no Calendário Municipal

27/03/2019 17:30

Dois projetos que acrescentam dispositivos à Lei Municipal, que dispõe sobre Calendário Popular, foram aprovados pela Câmara Municipal de Uberaba (CMU), na manhã desta quarta-feira (27).

O primeiro, de autoria do presidente da CMU, Ismar Vicente dos Santos - Marão (PSD), institui o “Dia Municipal do Circo e do Artista Circense”. A data será comemorada, anualmente, no dia 27 de março.

Durante a votação do projeto, Marão utilizou o púlpito para rebater críticas referentes ao conteúdo da pauta de projetos apresentados. “Gostaria que esses críticos que, sequer procuram ler os projetos, soubessem da importância do Circo do Povo. Os artistas circenses que lá estão fazem parte da história de Uberaba”, destacou.

Na proposição, Ismar destacou a criação do Circo do Povo na cidade, em abril de 1983, na gestão do então prefeito Wagner do Nascimento. O projeto, que desde o início é desenvolvido pela Fundação Cultural, tem o objetivo de popularizar e democratizar o acesso à cultura.

Dentre as atividades desenvolvidas pelo projeto estão as de cunho cultural, cursos profissionalizantes, aulas circenses, espetáculos culturais, shows, aulas de capoeira, dança, atividades paras as crianças e adolescentes e brinquedoteca.

Representando a Fundação Cultural, o assessor Lucas Pedroso destacou a importância da proposta. Durante sua fala, Pedroso também criticou o impedimento de apresentações de artistas locais pela fiscalização municipal. “Gostaria da análise jurídica da Câmara.  Podemos fazer uma programação (na área do coreto) em que eles possam mostrar os seus trabalhos”, solicitou.

Os artistas circenses Welington Ferreira Barbosa e Mário Soares do Nascimento – o “Palhaço Pernilongo – acompanharam a votação do projeto.

Saúde - A segunda matéria aprovada, de autoria do vereador Ronaldo Amâncio (PTB), institui o “Março Saudável”. O objetivo, de acordo com a preposição, é promover a conscientização sobre a alimentação, a prática de atividades físicas e de lazer, de forma regular e adequada, às diversas faixas etárias.

Amâncio, em justificativa ao projeto, relacionou a “prosperidade financeira” aos maus hábitos alimentares prejudiciais à saúde. “A proposta é que isso seja revisto e levado para dentro das escolas, para ensinar as crianças desde pequenas hábitos saudáveis”, afirmou o parlamentar, revelando a intenção de realizar parcerias com a Fundação Cultural, Fundação de Esporte e Lazer (Funel) e Secretaria de Educação para levar o debate para dentro das escolas.

Jair Neto

Estagiário do Departamento de Comunicação da CMU – 27/03/2019