Dia do Parkisoniano é aprovado na CMU

25/03/2019 17:22

A doença de Parkinson contará com um dia no calendário municipal para ser lembrada em Uberaba. Uma proposta de autoria do vereador Ronaldo Amâncio (PTB) foi aprovada nesta segunda-feira (25), criando o Dia Municipal do Parkinsoniano.

O vereador lembrou que a doença atinge 1% das pessoas com mais de 65 anos, mas que não são apenas os idosos que sofrem, como também pessoas mais jovens. “Eu vivo o problema dentro de casa e o conheço bem”, afirmou.

O representante do projeto Vibrar Com Parkinson, André Luiz Ferreira Gubolline, participou da sessão. Ele contou que tem 37 anos e é portador da doença. André Luiz lembrou que é uma doença neurodegenerativa e sem cura, destacando a importância de orientar e conscientizar a população.

Também acompanhou a votação Vanessa Gomes Costa Barbosa, que é assessora do vereador Ronaldo. Ela agradeceu pelo apoio do vereador ao projeto, assim como William Luciano de Oliveira, que é presidente da Associação de Parkinson do Triângulo, com sede em Uberlândia. Segundo ele, teve o pai diagnosticado com Parkinson em setembro de 2017. William é professor de dança e a utiliza no tratamento dos pacientes.

O presidente Ismar Vicente dos Santos “Marão” (PSD) contou que tem uma tia com o diagnóstico e que ele sabe dos problemas enfrentados pelas pessoas.

O Dia Municipal do Parkinsoniano será comemorado anualmente, no dia 4 de abril.

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU