Projeto foi aprovado na primeira sessão legislativa de fevereiro

  

Projeto de Lei de Iniciativa do vereador Kaká Se Liga (PSL) que inclui o “Dia Municipal da Umbanda” no calendário popular de Uberaba foi aprovado esta segunda-feira (15) durante a primeira sessão legislativa.

A comemoração em nível municipal será no dia 15 de novembro, em consonância com o Decreto-Lei, assinado pela presidente Dilma Rousseff, que oficializou o “Dia Nacional da Umbanda”. “Nesta data podemos realizar várias celebrações em torno desta religião em Uberaba, de forma oficial”, diz Kaká Se Liga.

Para o vereador, a Umbanda é uma religião totalmente brasileira que deve ser valorizada, principalmente no município, onde existe os “terreiros” – locais onde são feitos os cultos – em pleno funcionamento e com muitos adeptos.

Para o vereador, a inclusão é uma conquista para os praticantes de Umbanda em Uberaba. A religião diversificada por trazer em sua concepção, a mistura de crenças do catolicismo, espiritismo além de rituais de origens africanas e indígenas. “O município tem que valorizar esta diversidade religiosa que existe na umbanda”, diz Kaká Se Liga.

 

História – Em 15 de novembro de 1908, um espírito teria se manifestado pela primeira vez em um jovem médium de 17 anos, Zélio Fernandino de Moraes, e mandado criar um novo culto, a Umbanda. Zélio estava sofrendo com uma paralisia que nenhum médico da época conseguia explicar. Um amigo da família do garoto aconselhou que o levassem para a Federação Espírita do Rio de Janeiro, onde o jovem foi "possuído" pelo denominado caboclo das Sete Encruzilhadas, anunciando a fundação da nova religião no Brasil.

 

Jorn. Daniela Brito

Assessoria do Vereador 

 

 

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020