Dia Municipal do Árbitro é aprovado na Câmara Municipal

11/09/2018 08:18

O Calendário Popular de Uberaba recebeu mais uma alteração na Câmara Municipal de Uberaba. Um Projeto de Lei de autoria do vereador Antônio Ronaldo Amâncio (PTB) instituiu o Dia Municipal do Árbitro de Futebol, que deverá ser comemorado anualmente, no dia 11 de setembro.

O vereador defendeu que o campo de futebol é um lugar para a família, sendo que o árbitro muitas vezes é apedrejado, principalmente por quem torce pelo time perdedor. Os árbitros da Liga Uberabense de Futebol Amador (Lufa), Fabiano Moura Lombardi e Edimar Franco Souza, acompanharam a votação no Plenário.

Os demais parlamentares demonstraram apoio ao projeto. Para o vereador Almir Silva (PR), líder do Executivo na Casa, o campeonato amador está sendo levado muito a sério no Município. Ele defendeu que a Prefeitura invista nas crianças, para formar cidadãos através do esporte.

A profissão de árbitro é regulamentada por legislação própria (Lei 12.867/2013). O árbitro (no Brasil também chamado de juiz) é o indivíduo responsável por fazer cumprir as regras, o regulamento e o espírito do jogo ou desporto, ao qual estão submetidos, e intervir sempre que necessário, no caso quando uma regra é violada ou algo incomum ocorre (Wikipédia).

O “Dia do Árbitro Esportivo” está regulamentado pela Lei número 14.485, de 19 de julho de 2007, válida para o calendário de eventos da cidade de São Paulo. Conforme esclareceu Almir, embora não exista registro de uma Lei mais abrangente, o fato é que o 11 de setembro acabou se tornando a data oficial do árbitro no Brasil.

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU