Divisão de terrenos no Jockey Park é aprovada pela CMU

26/03/2013 00:00

Divisão de terrenos no Jockey Park é aprovada pela CMU
A Câmara Municipal aprovou hoje (13) Projeto de Lei Complementar, de autoria do prefeito municipal, que autoriza a subdivisão de terrenos no loteamento Jockey Park II. A mudança alterou dispositivos da Lei de Uso e Ocupação do Solo (LC 376/2007) em vigor no município.
Anteriormente eram permitidos no local apenas terrenos com, no mínimo, 1.500 m². Agora, com a alteração do zoneamento proposta pelo Executivo, os terrenos passam a ser de 450 m², o que, segundo a Prefeitura, permitirá um melhor aproveitamento da área e, consequentemente, obter maior número de lotes em uma área já ocupada e consolidada. Um total de 30 terrenos serão transformados em 97 lotes.
A mudança foi proposta com base em estudos técnicos realizados e solicitações encaminhadas à Secretaria de Planejamento, visando atender as novas tendências, adequá-la a nova realidade econômica e às demandas do mercado imobiliário do município.
O vice-presidente Samir Cecílio Filho (PR) destacou que, com os terrenos acima dos 1.500 m², os proprietários têm dificuldade de manter ou mesmo de comercializar, por causa do tamanho. Ele entende que agora será mais fácil negociar os terrenos. "É um projeto muito bem vindo, não só pelo objetivo de urbanizar, como também proporcionar ao Jockey uma revitalizada na receita do clube", afirmou o vereador.
O presidente do clube, Edson Crema e a superintendente de Planejamento Urbano e Rural da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), Maria Paula da Cruz Meneghello, participaram da reunião plenária. Crema disse que é fundamental para o Jockey melhorar a receita, lembrando que é o único lugar da cidade que pode fornecer lazer para milhares de pessoas, através da realização de grandes eventos. Ele concluiu pedindo que a CMU faça parte deste desenvolvimento e do fortalecimento do clube.
O vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) destacou a importância da participação e presença do representante do empreendimento na reunião. Ele aproveitou para lembrar que, mesmo após a duplicação da BR-262, ainda tem ocorrido acidentes com mortes naquele trecho, e está lutando para que a situação seja revista, inclusive com requerimento enviado ao ministro dos Transportes.
O tucano ainda ressaltou que é preciso ser criado em Uberaba o Conselho de Planejamento e Gestão Urbana, pois existem inúmeros projetos sobre uso e ocupação do solo que já passaram pela casa, sem o devido respaldo legal. Ripposati explicou que o Conselho é um colegiado, formado por representantes da prefeitura e da sociedade, com o objetivo de atender a coletividade.
Ainda de acordo com o vereador tucano, existe uma demanda de melhorar também o acesso ao Jockey, e com a criação de mais um loteamento no local, certamente vai aumentar também o número de veículos. Ele demonstrou preocupação com o aumento da insegurança no local, afirmando que é preciso instituir o Conselho. "Não coloco obstáculos ao projeto, mas sou a favor do desenvolvimento com planejamento", argumentou Ripposati.
A superintendente da Seplan, Maria Paula, concordou com o parlamentar, no que se refere a necessidade de criar o Conselho, previsto desde 2006 e que até agora não foi formado. Mas a representante da secretaria disse que a administração é favorável ao mesmo, e apesar de ainda não ter os nomes que vão compô-lo, garantiu que o Conselho será constituído.
O líder do governo na Câmara, vereador Tony Carlos (PMDB), lembrou que todos os clubes do Brasil e de Uberaba enfrentam problemas. Ele repetiu as palavras do prefeito Paulo Piau, que afirmou que "ninguém tem o direito de atrapalhar o crescimento da cidade".
O PLC foi aprovado com 12 votos a favor e nenhum contra.