Doação de área e outros incentivos a empresa uberabense são aprovados pela Câmara

12/09/2013 00:00

Empresa que vai gerar 80 empregos diretos vai poder receber incentivos da Prefeitura de Uberaba. A Câmara Municipal aprovou um Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo, autorizando que a empresa Etec Consultoria de Projetos e Tecnologia Ambiental Ltda., receba um terreno para construir sua nova unidade. A área de 1.198 m² fica situada no Minidistrito do bairro Boa Vista.
Fundada há dois anos, a Etec vai investir R$ 1.049.850,00 na ampliação, gerando também 1.100 empregos indiretos. A projeção é de um faturamento anual de R$ 2,5 milhões. A empresa vai doar 50% do valor total da área, ou seja, R$ 141.891,72, que devem ser pagos em 36 parcelas de R$ 3.941,44, a partir do início de suas atividades.
A empresa deverá utilizar, preferencialmente, fornecedores, prestadores de serviços e mão de obra da cidade, sendo que, em contrapartida, o município vai conceder, além do terreno, isenção de IPTU por 10 anos e de ISSQN sobre as obras de instalação da unidade.
O empresário Jamilton Pereira da Silva, proprietário da Etec, e o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Fernandes, acompanharam a votação.
Ao se manifestar, o vereador Cléber Humberto de Souza Ramos - Cléber Cabeludo (PMDB) pediu mais oportunidades de emprego para pessoas mais velhas, acima de 45, 50, 60 anos, que enfrentam dificuldades para conseguir uma vaga no mercado de trabalho.
Para o vereador Samir Cecílio (PR), a empresa tem um corpo técnico invejável, e fica satisfeito de a Câmara poder contribuir com o desenvolvimento da mesma. Segundo Paulo César Soares - China (PSL), ele entende que a empresa deveria estar recebendo até mais benefícios da Prefeitura.
De acordo com o vereador Marcelo Machado Borges - Borjão (DEM), ele conhece a empresa, que é familiar, bem como o bom relacionamento que tem com os funcionários. Ele também elogiou o desempenho da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, "vocês estão mostrando que vieram para trabalhar".
O vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) falou sobre os minidistritos, alertando que é preciso aperfeiçoar as leis, para que não haja conflitos com outras empresas e também com os moradores.
O presidente da Câmara, vereador Elmar Goulart (PSL), destacou a importância de uma empresa que trabalha em família, que é abençoada por Deus, além de ser um exemplo.
O empresário Jamilton agradeceu ao apoio e explicou que a empresa trabalha no desenvolvimento de projetos utilizando softwares conhecidos mundialmente. Ele contou, ainda, que já perderam um projeto para empresa da cidade de Conquista, porque não tinham a estrutura necessária para desenvolver o trabalho. Situação que não voltará a acontecer a partir desta ampliação.