Dutra aprova modificações no trânsito

01/03/2013 00:00

Dutra aprova modificações no trânsito

Medidas atendem a diversos requerimentos do parlamentar

Delegado de Polícia Civil aposentado, vereador Luiz Dutra (PDT) aprova mudanças no trânsito do município promovidas, desde o início do ano, pela atual administração. Autor de demandas diversas para a área, o parlamentar comemora a adequação de todos os radares da cidade e do tempo de retardo dos semáforos, aferidos conforme especificações do Inmetro. "Sinto-me contemplado com essas alterações", destacou o vereador, que travava batalha antiga com alguns radares que considerava irregulares por determinarem velocidade diferente da via.
Em encontro com o secretário de Trânsito, Transportes Especiais, Proteção de Bens e Serviços Públicos, Emanuel Kappel, esta manhã (28), o parlamentar tomou ciência, ainda, que de 0h30 às 5h30, os radares de fiscalização junto aos semáforos estão sendo desligados e acionado o sistema de alerta. "Esta era outra reivindicação que apresentamos em ocasiões anteriores. Quantos já foram multados por não pararem no sinal vermelho, durante a madrugada, por medo de serem assaltados? Essa medida proporciona mais segurança aos condutores", comemorou a notícia.
Em relação à sinalização, Dutra citou as faixas de pedestres vermelhas e brancas estampadas em vias diversas da cidade como outra ação que vem ao encontro de suas reivindicações. Segundo o pedetista, o modelo já é adotado em diversos municípios, haja vista que garantem maior visibilidade, e, com isso, segurança aos pedestres. Na oportunidade, o vereador também destacou outras demandas para a área, no tocante à fixação de placas não apenas informativas, bem como também educativas aos motoristas. "O Poder Público deve ser encarado como o pai e os cidadãos como os filhos. Antes de punir, os pais costumam educar. E é isso que esperamos do Executivo", comparou.
Conforme explicou o secretário, o município já trabalha nesse sentido. No que tange às multas aplicadas de dezembro do ano passado até janeiro de 2013, resultantes de existência de especificações consideradas fora dos padrões, Kappel destacou que a grande maioria dos recursos foi deferida. "Faremos campanhas pesadas junto aos motoristas. Nosso propósito não é punir, é educar", explicou o secretário.
Na ocasião, Dutra convidou Kappel para participar de reunião ordinária na Câmara Municipal para levar aos vereadores e cidadãos as novas propostas de trabalho da nova administração para o trânsito. "Queremos fazer do trânsito de Uberaba modelo para todo o Brasil. Para isso, nós, do Poder Legislativo, atuaremos de mãos dadas com o Poder Executivo", salientou o vereador.
Academia da Terceira Idade – Vereador Dutra também esteve na ATI da Jorge Frange, onde levou equipe do TV Câmara para gravar material instrutivo, no que se refere à utilização dos equipamentos. O parlamentar foi um dos responsáveis pela implantação do projeto no município, na gestão passada, ao importar a ideia de Maringá, Paraná, onde a estrutura é custeada através de parceira entre Poder Público e operadora de plano de saúde com atuação na cidade. "As academias custam pouco, na ordem de R$ 20 mil, e, ao proporcionarem qualidade de vida aos usuários, geram economia ao reduzir os gastos com saúde. Nosso anseio, agora, é que seja instalada estrutura no Residencial 2000", revelou o edil.