Dutra assume oficialmente liderança do Executivo

10/02/2014 00:00

A Câmara Municipal elegeu hoje as 18 Comissões Permanentes da Casa, e foi comunicada oficialmente durante a primeira sessão ordinária do ano sobre o novo líder do prefeito, o vereador Luiz Dutra (SDD). Antes das votações o vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) cobrou do Executivo a carta indicando o responsável pela liderança, uma vez que o mesmo não poderia participar de algumas Comissões, sendo que o documento foi entregue ao final da reunião.

No início da sessão, o presidente da CMU, vereador Elmar Goulart (SDD) confirmou que não recebeu nada da Prefeitura. Já Dutra, disse ter ficado surpreso, pois já havia se reunido com o prefeito Paulo Piau e imaginou que a Chefia de Gabinete tivesse providenciado a comunicação oficial. Ele assumiu a função após indicação do ex-líder, vereador Samuel Pereira (PR), que deixou o posto no início deste ano.

Em seguida Dutra anunciou que não participaria das eleições das Comissões de Orçamento e Finanças, Justiça, Legislação e Redação e de Assistência aos Servidores Municipais. Quanto ao vice-líder, o vereador Edcarlo dos Santos Carneiro - Kaká Se Liga (PSL), não havia nenhum impedimento legal para que o mesmo participasse das votações.

Ao final da reunião o ofício foi encaminhado pelo Poder Executivo e entregue à Mesa Diretora, oficializando Dutra como líder do prefeito e Kaká Se Liga como vice-líder.

Dutra agradeceu a confiança do prefeito e ressaltou em seu pronunciamento a importância de se somar ideias, trabalho e esforços para fazer de Uberaba uma cidade mais justa e, sobretudo, dar qualidade de vida aos uberabenses. Pediu a compreensão dos demais vereadores na defesa dos projetos e que espera contar com o auxílio dos parlamentares.

O vereador Kaká disse estar honrado com o convite que irá somar ao seu aprendizado como vereador. "Irei desempenhar o cargo com responsabilidade e dedicação, visando o desenvolvimento da cidade", ressaltou.

Samir Cecílio (SDD) lembrou da dificuldade que a Casa enfrenta para legislar, uma vez que o vereador não pode legislar em matéria encaminhada pelo prefeito de cunho financeiro. Salientou que o parlamentar tem vontade de contribuir com os projetos do Executivo. "A nossa intenção é de agregar valores, colaborar para que o projeto fique mais completo e abrangente. Entretanto, temos dificuldade em colocar emendas que são positivas e muitas vezes essas emendas são rejeitadas pela liderança do prefeito", desabafou.

Samir pediu para que o Líder, vereador Luiz Dutra, sempre veja a vontade e a iniciativa dos parlamentares ao sugerirem uma emenda, como bem intencionada.

Ripposati acrescentou que as emendas são frutos de pesquisas profundas dos vereadores e de suas equipes. Segundo ele, muitas vezes o Executivo encaminha projetos à Câmara com falhas e que precisam ser consertadas com as emendas dos parlamentares.