O presidente da Câmara Municipal, Luiz Dutra (MDB), fez uma alerta que, segundo ele, é uma questão de saúde pública no Município. De acordo com o vereador, o uberabense precisa mudar a falta de cultura do plantio e da preservação das árvores.

Para Dutra, a região Sul do país é um exemplo em termos de qualidade de vida e de arborização. “Aqui qualquer coisa que acontece já querem arrancar uma árvore. É muito melhor um passeio estourado, do que uma árvore cortada”, afirmou ele.

O representante do Legislativo defende que é preciso ter um plantio adequado nas vias públicas, inclusive com a orientação de um técnico. “Precisamos de uma cidade arborizada”, disse o vereador.

O presidente pretende convidar o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Messias Pimenta, para ir à Câmara falar sobre a supressão das árvores na cidade, uma vez que existem mais de dois mil pedidos desta natureza na Prefeitura. Ainda conforme disse Dutra, ele ainda pretende levar ao Plenário um Projeto de Lei para determinar a quantidade de árvores que devem ser plantadas para cada metro de área construída. “A árvore melhora a qualidade de vida, do oxigênio, oferece sombra”, defendeu o parlamentar.

O vereador Agnaldo Silva (PSD) lembrou que muitas demandas de poda e corte vem dos gabinetes, para onde são encaminhadas pela população.  Ele lembrou que o assunto já foi tema de uma reunião entre os vereadores, que estão vendo a necessidade de orientar estas pessoas. “É preciso conscientizar a população sobre a importância de não cortar árvores”, afirmou Agnaldo.

Para o vereador Alan Carlos da Silva (PEN), fica evidente que Uberaba não tem uma política definida e clara de manutenção e conservação de árvores. Ele disse que já encaminhou um requerimento à secretaria, solicitando a ampliação dos grupos criados para coordenar as podas de árvores no Município.

“A demanda é muito grande e a Prefeitura não dá conta, mas não tira a responsabilidade de criar políticas de informação”, avaliou Alan Carlos. Ele sugeriu que o Município faça uma parceria com as instituições de ensino superior para provocar uma discussão de intervenção, pois nestes locais se formam muitos profissionais ligados à área, como os engenheiros ambientais, por exemplo. 

Dutra comentou que todos precisam ter mais amor pelo meio ambiente. Ele também defendeu que é preciso realizar podas de maneira mais racional, e não quase arrancar a árvore, como acabam fazendo na maioria das vezes. “Vamos fazer de nossa cidade um exemplo para o Brasil”, acrescentou o presidente.

O vereador Antônio Ronaldo Amâncio (PTB) também se manifestou. Segundo ele, é preciso orientar as pessoas, pois alguns tipos de árvores plantadas vão dar problema quando crescerem. “Precisamos de políticas públicas que realmente incentivem os cidadãos a terem árvores nas suas portas”, finalizou Ronaldo Amâncio.

 

 

*As sessões são transmitidas ao vivo pelo canal da Câmara Municipal de Uberaba no You Tube e pela TV Digital 61.3

 

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU

25/04/2018

 

 

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020