Dutra diz que presídio é um mal necessário

16/12/2010 00:00

Dutra diz que presídio é um mal necessário

O vereador e ex-delegado da Polícia Civil, Luiz Humberto Dutra (PDT), participou da inauguração do presídio anexo à penitenciária Aluízio Ignácio de Oliveira, na manhã desta quinta-feira (dia 16). O vereador Antônio dos Reis Gonçalves Lerin também esteve na solenidade, que contou com as presenças do secretário de Estado de Defesa Social, Moacyr Lobato, assim como do subsecretário de Administração Prisional, Genilson Ribeiro Zeferino, entre várias outras autoridades.
O complexo penitenciário, com capacidade para 302 presos provisórios, deve receber uma média de 340, em no máximo dez dias, quando os agentes penitenciários designados estiverem prontos para trabalhar.
Para o vereador, que foi recém eleito presidente da Câmara Municipal, o presídio é um mal necessário. Segundo ele, é preciso ter um lugar para colocar as pessoas que estejam com um desvio de conduta, para que a sociedade tenha paz. Mas, também de acordo com ele, é preciso fazer uma reflexão, pois não é necessário apenas combater os efeitos, mas também as causas.
Dutra lembra que já esteve dos dois lados da moeda, de um lado como delegado, combatendo os efeitos. Agora, do outro lado da moeda, como agente político, atua combatendo as causas, oferecendo mais educação, moradia, saúde, lazer, bem estar, esporte, “para que todos possam ter um local na sociedade, em que a distribuição da renda, num país ainda capitalista, possa ser revista, e que todos tenham igualdade e oportunidade de condições”, afirmou.
Ainda segundo o vereador, “é nesta linha de raciocínio, nós queremos procurar trabalhar com senso de Justiça, para que todos possam, em pé de igualdade, ter um lugar, um espaço ao sol, acesso ao trabalho, ao lazer, a vida como um todo, e que todos possam realmente viver em paz, em igualdade de condições”, finalizou.
O presídio vai receber o nome de Helvécio Moreira de Almeida, em homenagem ao advogado e ex vice-prefeito de Uberaba, que faleceu no mês de outubro. A obra, avaliada em R$ 7,43 milhões, conta com três blocos de 11 celas para oito presos, e um bloco com 19 celas, para dois presos em cada uma. São 88 vagas para cada pavilhão coletivo e 38 vagas para um pavilhão individual, além de 19 celas íntimas.