Dutra participa de audiências sobre criação da Região Metropolitana do Triângulo

05/09/2013 00:00

O vereador Luiz Dutra (PDT) participou de audiências públicas sobre a criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, em Frutal e Ituiutaba, juntamente com prefeitos, vereadores e secretários, além dos Deputados Weliton e Liza Prado. A realização é da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
O Projeto de Lei Complementar 32/12, de autoria da deputada estadual Liza Prado (PSB), determina 66 municípios - envolvendo em torno de 2 milhão de habitantes -  que vão fazer parte da região metropolitana, sendo que sete cidades terão influência estratégica: Uberlândia, Uberaba, Araguari, Frutal, Ituiutaba, Patos de Minas e Patrocínio. Durante a reunião, foram apresentados os aspectos legais que envolvem a criação da região Metropolitana segundo legislação federal e estadual.
Dentre os pontos destacados como benefícios de se pertencer a uma Região Metropolitana estão a eliminação de tarifas de ligações interurbanas, facilidades para aquisição de empréstimos com os governos, planejamento estratégico conjunto que atrai mais recursos e investimentos dos Governos Estadual e Federal, aumento do limite de financiamentos, fortalecimento das vocações e potencialidades locais, surgimento de oportunidades que aumentam o desenvolvimento social e econômico de todos os municípios e a criação da uma Agência Metropolitana do Triângulo que terá sua gestão integrada à Secretaria de Estado Extraordinária de Gestão.
Para Dutra, acompanhar essas Audiências são importantes para ficar cada vez mais claro que os benefícios serão para todas as cidades envolvidas. "Estudos técnicos estão sendo apresentados, vamos assim, colhendo propostas e esclarecendo as dúvidas da população! Participar está sendo válido, porque a região vai trazer desenvolvimento. Somos a favor, desde que os poderes não sejam centralizados em determinada cidade", disse.