Dutra participa de comemorações do Dia do Exército Brasileiro
Presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Humberto Dutra (PDT) participou de solenidade em homenagem ao Dia do Exército Brasileiro, que comemorou 364 anos, promovida pelo Tiro de Guerra. Cerca de 200 atiradores entoaram Hino do Exército, bem como foi apresentado vídeo mostrando as diversas funções da instituição em cada uma das regiões do país. Além de Dutra, autoridades representativas de órgãos de segurança pública no município, bem como subsecretário de Trânsito e Transportes, coronel Antônio Souza Filho, estiveram presentes.
Sargento Matias, chefe de Instrução da tropa, destacou o papel do Exército Brasileiro, a que caracterizou de “instituição secular e permanente, integrada por cidadãos de todos os matizes sociais, que tem como princípios a cidadania e o patriotismo”. O delegado da 8ª Delegacia de Serviço Militar, Luiz Humberto Coletto, ressaltou o significado da data para o Tiro de Guerra, bem como explicou que, mais do que preparar jovens para a preservação das fronteiras do país, o Tiro de Guerra ensina a disciplina e promove o resgate de valores.
Representando o prefeito Anderson Adauto (PMDB), coronel Antônio Souza Filho parabenizou os atiradores pela solenidade, tendo em vista prestarem o serviço há apenas 49 dias. Ele também salientou a importância do Exército Brasileiro e o quanto teria mudado os rumos da história caso existisse em 1500, época do descobrimento do Brasil. “O Brasil não foi descoberto, mas invadido. Quem dera tivéssemos nossos guerreiros, naquela época, para proteger os índios que aqui habitavam”, explicou. Para Souza, o que mais agride a sociedade na atualidade é a falta de disciplina e, nesse quesito, o Tiro de Guerra desempenhada muito bem seu papel. 
Presidente Dutra, por sua vez, explicou que a melhor forma de homenagear o Exército Brasileiro é recordando seus grandes feitos. O pedetista recorreu às origens da instituição, citando a Batalha dos Guararapes como símbolo do órgão. “Foi nesse momento que índios, brancos e negros lutaram contra os holandeses em prol dos interesses do Brasil. Este foi o primeiro sinal de nação, de formação do Exército Brasileiro”, esclareceu. 
 

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020