Uberaba sediou uma reunião para discutir o desenvolvimento sustentável da agricultura em Minas Gerais.encontro é o primeiro de sete que vão acontecer no Estado, com o objetivo de montar uma Agenda Estratégica até o ano de 2030.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Luiz Dutra (SDD) participou da reunião, que aconteceu no salão nobre da ABCZ, reunindo lideranças e representantes de órgãos e entidades ligados à área rural de todo o Triângulo Mineiro.

O gerente-geral da Emater, Gustavo Laterza de Deus, explicou que anteriormente foram realizados encontros prévios, com a finalidade de compartilhar informações e colher propostas, que possam subsidiar o governo na preparação da agenda, a médio e longo prazo.

A principal presença no encontro foi do secretário estadual de Agricultura, deputado federal José Silva. Segundo ele, o primeiro objetivo é parar de pensar apenas na safra anual, pois entende que é preciso traçar metas e discutir o cenário, para que a agricultura se desenvolva cada vez mais de forma sustentável.

O secretário destacou que quando acontece qualquer intempérie, como a seca deste ano, por exemplo, o governo não tem nenhuma medida imediata para socorrer os produtores rurais. "O mundo passa por muitas transformações e a fábrica que produz alimento, a agricultura, é exposta a grandes riscos, e por isso temos que antecipar, sabendo o que precisa melhorar no Estado e o que ainda não faz e precisa colocar em prática, para continuar gerando empregos e renda", afirmou José Silva.

Entre os desafios, de acordo com o secretário, está a segurança no campo. Ele contou que um documento foi elaborado com o auxílio de várias lideranças e estudiosos do setor. "A segurança no campo é um grande desafio, que também precisa ser tratado pelo seguimento, além da questão do abate clandestino de animais, bem como a segurança de quem vende o leite", acrescentou.

Ainda segundo José Silva, nos últimos dez anos a safra em Minas aumentou em 86%, enquanto a área de produção teve um aumento de apenas 20%. A preocupação é como fato de não existir uma política de longo prazo para lidar com o veranico, que assola Minas neste momento.

O secretário explicou que a intenção é de se reunir com outros secretários de Estados de Agricultura, e com os Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Desenvolvimento Agrário, para saber quais medidas que serão tomadas imediatamente para solucionar a questão de uma grande safra, mas também da baixa renda dos agricultores, provocada pelas perdas ocorridas com o veranico.

O vereador Dutra, que pertence ao mesmo partido do secretário, falou sobre a importante iniciativa do governo estadual. Ele destacou que a terra na região é muito fértil, um campo da agricultura e da pecuária, sendo que todas as lideranças e instituições fizeram suas propostas, para apresentar ao governo de Minas o que é melhor para todos.

Dutra lembrou que o secretário José Silva é da região e que é preciso aproveitar que ele está no cargo, para que sejam feitas as reivindicações das quais a cidade precisa. O vereador ainda ressaltou a importância de entidades como Certrim, Emater e Sindicato Rural, entre outros, que apresentaram suas propostas.

"Espero que com o secretário José Silva fazendo esta ponte junto ao governo do Estado, nós possamos trazer ainda mais recursos para fomentar e incrementar a nossa agricultura e a nossa pecuária", finalizou Dutra. 

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020