Dutra propõe alteração de horário aos permissionários do Mercado Municipal

27/04/2015 00:00

O presidente do Legislativo Municipal, vereador Luiz Dutra (SD) convidou os permissionários do Mercado Municipal para uma reunião. O encontro aconteceu no próprio local, na tarde desta sexta-feira (24), sendo que o horário de funcionamento foi um dos temas discutidos.
O coordenador do Mercado, Sandoval Delalíbera, e o diretor de Produção Agropecuária da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, José Geraldo - representando o secretário municipal de Agricultura, Danilo Siqueira Campos - também participaram da reunião. O presidente relembrou trabalhou no Mercadão quando era jovem e que gostaria muito de participar das comemorações dos 50 anos daquele centro, que acontecerá em breve.
Dutra justificou o encontro explicando que não quer que os pequenos comerciantes sejam "engolidos" pelos grandes centros comerciais, como os shoppings. Ele também comentou que na última quarta-feira esteve reunido com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), quando discutiram a possível criação de um shopping a céu aberto na cidade. "Eu entendo que o Mercado não pode ficar de fora, mas os comerciantes precisam se inovar, se modernizar", acrescentou.
O presidente disse que pensa principalmente nos comerciantes menores, os quais precisam buscar alternativas para incrementar as vendas. Além da revitalização do prédio, que deverá ser feita pela Prefeitura, Dutra propôs alteração do horário de funcionamento, principalmente aos domingos.
"Eu sei que não é possível mudar tudo de uma só vez, mas defendo que todos trabalhem de forma facultativa e democrática", afirmou o vereador. A sugestão apresentada por ele é de que o horário seja estendido em uma hora, sem ferir as regras trabalhistas.
Dutra pediu que os permissionários discutissem o assunto entre eles e lembrou que o Mercado é um centro de atração turística. Ele também se propôs a ajudar na realização de um trabalho de marketing, através do qual seriam apontadas formas de melhorar o visual das fachadas das lojas para  se tornarem mais atrativas.   "O que eu quero é ajudar a todos a terem condições de sobreviver", justificou o presidente.
O representante da Secretaria de Agricultura, José Geraldo, explicou que a contribuição do Executivo será com a revitalização do Mercado. Sobre uma possível mudança no horário de funcionamento, ele explicou que isto depende apenas dos próprios permissionários.
Reclamações - Durante a reunião os permissionários aproveitaram para fazer algumas reclamações, como a falta de banheiros, deficiências na limpeza (sugeriram uma possível terceirização do serviço), a escassez de estacionamento, a ineficiente segurança, o acúmulo de flanelinhas e a necessidade de a Prefeitura instalar pela cidade mais placas indicando a localização do Mercado. Também citada a necessidade de melhoria da acessibilidade, principalmente ao pavimento superior onde o único acesso é através de escadas.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU