Dutra quer instrução contínua para motoristas de serviço de emergência

26/10/2009 00:00

Dutra quer instrução contínua para motoristas de serviços de emergência

O vereador Luiz Humberto Dutra (PDT), 1º Secretário da Câmara, encaminhou requerimento aos responsáveis pelo SAMU, Dr. Oscar Dangla, Setor de Ambulância da Prefeitura, prefeito Anderson Adauto, Corpo de Bombeiro, Ten. Cel Mateus Queiroz e também para o comando do 4º BPM. Ten. Cel, Sidney Araújo, solicitando que os motoristas dos veículos que prestam serviços de emergência como, ambulância e viaturas, tenham treinamento constante de direção. Dutra reforçou sua solicitando lembrando dos inúmeros acidentes que têm ocorrido envolvendo ambulâncias como, por exemplo, o mais recente, que foi na avenida Guilherme Ferreira com o SAMU e outro, algum tempo atrás, na avenida Santos Dumont com veículo do Corpo de Bombeiro, ambos com vítimas fatais.
“O trânsito de Uberaba está complicado, mas as imprudências e falta de atenção, o torna pior. Não basta ter sirene e ir passando. A Lei é igual para todos. Para veículo de urgência ela dá a preferência, mas os motoristas destes veículos devem ter o mesmo respeito com o Código de Trânsito Brasileiro que os demais motoristas”, disse Dutra.
Ainda de acordo com o parlamentar, o código é claro neste sentido e diz que todos os motoristas devem respeitar a velocidade da via e obedecer quaisquer outras sinalizações. Dutra fez questão de afirmar que, mesmo em uma emergência, a ambulância deve ficar atenta ao sinal para fazer uma passagem segura entre as vias. “Este tipo de serviço tem a preferência quando devidamente regular, ou seja, na hora de atender um chamado e com a sirene ligada, mas isso, não o exime de respeitar as outras sinalizações. Quando age com imprudência, coloca em risco a própria vida e a de outros. Acho que a instrução continuada, ou seja, cursos de capacitação, para este profissionais é de suma importância e deve ser feita”, finalizou o parlamentar.