Dutra recebe secretário e fecha parceria

10/01/2011 00:00

Dutra recebe secretário e fecha parceria

O Presidente do Legislativo, vereador Luiz Humberto Dutra (PDT), juntamente com os integrantes da Mesa Diretora, o vice Itamar Ribeiro de Rezende (DEM), Carlos Godoy (PTB) e João Gilberto Ripposati (PSDB), recebeu o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues para uma visita de cortesia. Ele estava acompanhado do subsecretário da pasta, Vicente Gamaranu e do Presidente do Conselho Curador da Fundação de Ensino Superior de Passos, Fábio Callas. Dutra se colocou a disposição da secretaria no sentido de fomentar ações que sejam de interesse público. Nárcio destacou a necessidade de abrir fóruns de discussões buscando avaliar o perfil vocacional do município, o que possibilitaria investimentos com resultados efetivos.
Dutra se colocou a disposição e fechou parceria com o secretário, garantindo que a Câmara irá promover Audiências Públicas e Fóruns ao longo do ano, voltados para a área de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no sentido de levantar a demanda, conhecer o perfil e apresentar as reivindicações da sociedade uberabense para a pasta. “Os vereadores são os políticos mais próximos da população. Seremos voz da comunidade em suas reivindicações e para isso vamos ouvir a sociedade. A Mesa Diretora desempenhará este papel. Faremos os eventos, junto com a secretaria estadual e alinharemos as ações a serem implementadas”, destacou.
O vereador Itamar parabenizou Nárcio pela nomeação e garantiu que irá cobrar benefícios para Uberaba. O vereador e professor Carlos Godoy, apresentou como necessidade a abertura das universidades públicas para a comunidade. Para Godoy, o acesso ainda é restrito e é necessário começar a descentralizar estas ações, pois o progresso de um País, Estado e Município passa, efetivamente, pela Educação. Em concordância com Godoy, o secretario acrescentou que esta será uma das prioridades do Estado. Para Nárcio é necessário que instituições de ensino superior, seja Estadual ou Federal, “abra seus tentáculos instalando campus, onde não existem instituições públicas, criando Educação a Distância, promovendo a Educação, a Pesquisa e a Extensão em toda a sua abrangência”.
O vereador Ripposati apresentou várias demandas, entre elas, o fomento do Parque Tecnológico, através da Embrapa, Epamig, entre outros. O desenvolvimento de Peirópolis, seja no quesito Paleontológico, ou de fomento de Fitoterápicos. Outra reivindicação do vereador, diz respeito a ampliação da inclusão digital, através dos Telecentros e Centro Vocacionais Tecnológicos. O secretário garantiu a Ripposati que estas reivindicações estão no foco da discussão da pasta. Ele revelou que assinou, hoje, convênio com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro, no valor de R$ 3 milhões. “Além da palentologia, a UFTM pode dar início a discussão dos Fitoterápicos. A iniciativa do Ripposati é relevante e acredito que este seja um caminho. Em relação aos parques,  é uma questão prioritária da pasta e vamos nos empenhar nisso, inclusive com a parceria com o deputado federal, Paulo Piau”, destacou o secretário.
Dutra aproveitou o encontro e solicitou apoio do secretário, junto ao Governo do Estado e órgãos competentes, no sentido de melhorar a malha viária do Estado. “Sei que não compete à pasta de Nárcio, mas como ex-deputado federal sei do conhecimento dele sobre a malha viária do Estado e espero que nos ajude sendo um interlocutor junto ao governo. É preciso entender também, que o escoamento correto da produção, o aumento na competitividade do Estado, passa pela área de Ciência e Tecnologia. Além do mais, algumas estradas que precisam de atenção, estão dentro do projeto Caminhos de Minas, que é da secretaria”, explicou, garantindo que a Câmara irá estreitar relações com o Governo Estado, no sentido de apresentar as demandas da cidade, em buscar de recursos, ações e projetos.
Os vereadores também lembraram da necessidade de formação de mão-de-obra para a demanda que se apresentará na cidade, com vista a suprir o Gasoduto e também a fábrica de Amônia e Uréia. O secretário garantiu que esta é uma das preocupações da pasta e que ações neste sentido serão implementadas.