Dutra vai esperar reforma política para discutir aumento de cadeiras no Legislativo

20/05/2015 00:00

É preciso aguardar o fim das discussões em torno da reforma política para discutir o possível aumento do número de cadeiras no Legislativo de Uberaba, segundo o presidente Luiz Dutra (SD). Ele explicou que tem acompanhado atentamente o processo em andamento no Congresso Nacional e que inclusive na última segunda-feira (18) participou de uma reunião na cidade de Uberlândia onde o tema foi discutido e a própria Câmara já ter tratado do assunto em dois debates técnicos, um deles no início do mês com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.
Quanto às eleições municipais e uma possível alteração no número de cadeiras, o presidente disse que ainda não pode colocar a matéria em discussão.  "Tanto por parte da presidência, e imagino que também os demais vereadores, ainda não têm uma opinião formada. Eu entendo que precisamos aguardar a reforma política", avaliou  Dutra que afirma que quer também ouvir as entidades de classe a população.
Opiniões. Dutra defende que as eleições aconteçam no primeiro e no segundo domingo de outubro, e não apenas em um dia, como está sendo cogitado. "No primeiro dia as eleições seriam voltadas para o Legislativo e no segundo dia para o Executivo", explicou.
Um dos assuntos que está sendo muito discutido, de acordo com Dutra, é quanto à eleição para vereadores e deputados, onde, se aprovada a mudança, serão eleitos os mais votados. O voto distrital e o voto distrital misto foram outros temas discutidos, assim como mudanças nos mandados dos senadores. Dutra ressaltou que o assunto já foi discutido com o presidente da Câmara Federal, e que em breve terá agenda em Brasília, onde inclusive pretende acompanhar a votação. "Eu espero que a reforma política acompanhe os anseios da população", afirmou.
Jorn. Hedi Lamar Marques
19/05/2015