A necessidade do Poder Público investir na transformação de resíduos urbanos voltou a ser cobrada pelo presidente do Legislativo Municipal, vereador Luiz Dutra (MDB). Ele encaminhou um requerimento ao prefeito Paulo Piau, reiterando pedido que já havia sido aprovado em 21 de março de 2017.

A solicitação é para que seja realizado um convênio/parceria público – privada, para implantar processo de transformação de resíduos urbanos sólidos em energia. Segundo o presidente, este processo tem por objetivo diminuir o impacto e o desequilíbrio ecológico que a administração pública enfrenta.

“O projeto é uma alternativa para tecnologia limpa, que pode substituir gradativamente componentes químicos, transformando-os em energia”, afirmou Dutra.

De acordo com o site http://www.babcock.com/energia, a recuperação de energia com relação ao custo-benefício é atrativa e ecologicamente correta. Além disso, a transformação de resíduos em energia, incluindo os resíduos sólidos urbanos e os combustíveis derivados de resíduos, é uma valiosa fonte de energia renovável.

Conforme o site, com as usinas de transformação de resíduos em energia operando com sucesso em todo o mundo, a tecnologia e os benefícios ambientais são comprovados: existem cerca de 100 usinas de transformação de resíduos em energia na América do Norte, mais de 500 operando na Europa e 1600 usinas na Ásia.

A transformação – Uma usina de transformação de resíduos em energia – ou transformação de lixo em energia – converte resíduos sólidos urbanos e industriais em eletricidade e/ou vapor para utilização em processos fabris e sistemas de aquecimento urbano e calefação residencial.

Torna-se, portanto, um meio de recuperação de energia que é ao mesmo tempo financeiramente viável e ecologicamente correto. A usina de energia funciona pela queima de resíduos em altas temperaturas e utilizando o calor da queima para se produzir vapor. O vapor, por sua vez, aciona uma turbina que gera eletricidade.

 

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
27/06/2018

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020