Dutra volta a cobrar investimentos para transformar resíduos sólidos em energia

27/06/2018 11:18

A necessidade do Poder Público investir na transformação de resíduos urbanos voltou a ser cobrada pelo presidente do Legislativo Municipal, vereador Luiz Dutra (MDB). Ele encaminhou um requerimento ao prefeito Paulo Piau, reiterando pedido que já havia sido aprovado em 21 de março de 2017.

A solicitação é para que seja realizado um convênio/parceria público – privada, para implantar processo de transformação de resíduos urbanos sólidos em energia. Segundo o presidente, este processo tem por objetivo diminuir o impacto e o desequilíbrio ecológico que a administração pública enfrenta.

“O projeto é uma alternativa para tecnologia limpa, que pode substituir gradativamente componentes químicos, transformando-os em energia”, afirmou Dutra.

De acordo com o site http://www.babcock.com/energia, a recuperação de energia com relação ao custo-benefício é atrativa e ecologicamente correta. Além disso, a transformação de resíduos em energia, incluindo os resíduos sólidos urbanos e os combustíveis derivados de resíduos, é uma valiosa fonte de energia renovável.

Conforme o site, com as usinas de transformação de resíduos em energia operando com sucesso em todo o mundo, a tecnologia e os benefícios ambientais são comprovados: existem cerca de 100 usinas de transformação de resíduos em energia na América do Norte, mais de 500 operando na Europa e 1600 usinas na Ásia.

A transformação - Uma usina de transformação de resíduos em energia - ou transformação de lixo em energia - converte resíduos sólidos urbanos e industriais em eletricidade e/ou vapor para utilização em processos fabris e sistemas de aquecimento urbano e calefação residencial.

Torna-se, portanto, um meio de recuperação de energia que é ao mesmo tempo financeiramente viável e ecologicamente correto. A usina de energia funciona pela queima de resíduos em altas temperaturas e utilizando o calor da queima para se produzir vapor. O vapor, por sua vez, aciona uma turbina que gera eletricidade.

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU