Edmilson pede expansão do Programa “Campos de Luz” para Uberaba

03/11/2015 12:58

A falta de iluminação apropriada nos campos de futebol da cidade fez com que o vereador Edmilson de Paula (PRTB) enviasse requerimento ao governador do Estado, Fernando Pimentel. O parlamentar quer a execução do projeto Campos de Luz, desenvolvido pela Cemig em parceria com o governo estadual.

Edmilson pediu a iluminação para cinco campos da cidade: Chica Ferreira, Residencial 2000, Campo do Madureira, Parque das Gameleiras I, complexo esportivo do bairro Costa Telles, e Campo Cartafina.

Para o vereador, a falta de iluminação adequada dificulta o acesso da população aos campos para a prática de esportes e lazer.

O programa – O Programa Campos de Luz foi criado em 2004, inspirado em um programa social desenvolvido pela prefeitura de Nova York, nos Estados Unidos. Através do projeto americano foi possível constatar a redução do índice de criminalidade e vandalismo a partir da iluminação de quadras de basquete.

A Cemig e o governo do Estado perceberam que a iniciativa poderia ser aplicada nos campos de futebol amador em Minas Gerais, objetivando a melhoria na qualidade de vida das comunidades, através do esporte e da cultura.

De acordo com informações divulgadas pela Cemig, todos os campos atendidos pelo programa possuem dimensões compatíveis com a prática de futebol, pertencem à Prefeitura ou estão localizados em área pública. Além disso, os campos têm vínculo com algum clube de futebol amador e possuem vestiários e alambrado ou cerca, entre outros pré-requisitos necessários para a inclusão no Campos de Luz.

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação