Edmilson pede que consultórios de UPA´s sejam adaptados aos deficientes físicos

25/09/2014 00:00

O vereador Edmilson de Paula (PRTB) encaminhou Requerimento ao prefeito Paulo Piau reiterando pedido feito em fevereiro deste ano, solicitando que as instalações físicas e os mobiliários dos consultórios médicos e odontológicos das UPA’s dos bairros Abadia e Boa Vista, sejam adaptados para as pessoas com necessidades especiais - PNE.

Segundo o vereador, entre as muitas barreiras que esse grupo de pessoas ainda enfrenta está a acessibilidade, especialmente nas UBS´s e UPA’s da cidade, consideradas inadequadas por muitos que precisam utilizar desde os atendimentos mais simples aos mais complexos. "As pessoas com deficiência possuem limitações que muitas vezes geram dificuldades e impossibilidades de execução de atividades comuns, principalmente de ir e vir", argumentou Edmilson. O cadeirante Israel Morais, disse que é constrangedor chegar a uma unidade de saúde e não conseguir passar pela porta do consultório e, mais ainda, não ter como deitar na maca, para o exame clínico, por ser alta.

A presidente da ADEFU – Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba, Ercileide Laurinda da Silva, alegou que devido às barreiras que enfrentam nas UBS´s, seja pelo espaço físico ou equipamentos dos consultórios, a maioria dos deficientes fica prejudicados na saúde. "Grande parte não faz os exames preventivos, principalmente as mulheres, porque os móveis dos consultórios não são adaptados e diante disso não tem como realizar os procedimentos normais. Queremos ser tratados com igualdade, sem passar vergonha e receio", desabafou.

Edmilson lembrou que o Decreto Federal 5.296, obriga aos órgãos públicos cumprir as normas de acessibilidade, e a Constituição Federal assegura que a saúde é um direito de todos. "Já que a lei garante as pessoas com necessidades especiais o direito à saúde, então cabe ao município adaptar os consultórios das UPA’s para atendê-los adequadamente", finalizou.