Durante a sessão destinada à apresentação de Requerimentos e Indicações nesta quarta-feira (17), na Câmara Municipal, o vereador Edmilson de Paula (PRTB) apresentou Indicação solicitando ao Executivo a realização de estudos para inclusão da carne de peixe no cardápio da merenda escolar da rede municipal de ensino. 

Segundo o vereador, o objetivo da proposição é oferecer aos alunos uma alimentação mais saudável e nutritiva, "visto que os peixes possuem em sua composição, proteína, aminoácido, niacina, ácido pantatênico, sódio magnésio, cálcio, manganês, ferro, potássio e vitaminas A, D e E". E ainda citou como exemplo a cidade de Montes Claros – MG, cujo prefeito implantou o peixe na merenda escolar do município. Edmilson destacou ainda que Montes Claros possui criatórios que abastecem toda a rede municipal de ensino do local. "Se Paulo Piau se interessar em implantar o projeto aqui, será um dos melhores trabalhos desenvolvidos em seu governo. E como não posso apresentar um projeto como esse no Legislativo, irei apresentá-lo ao prefeito para que ele o envie à Casa assinado pelo Executivo". 

Depois da explanação de Edmilson, o vereador Edcarlo dos Santos – Kaká Se Liga (PSL) cumprimentou o colega dizendo ser essa “uma das melhores propostas já apresentadas em Plenário. Franco Cartafina (PRB) também parabenizou Edmilson pela iniciativa, já que "a inclusão da carne de peixe no cardápio é muito recomendada por especialistas".

O presidente da Câmara, Elmar Goulart (SD), além de exaltar a Indicação do parlamentar, citou alguns dos benefícios dessa carne na dieta das crianças. "Alguns peixes são ricos em ômega 3 e sua ingestão, frequentemente, porcrianças faz com que elas tenham uma melhor memória e boa concentração. Isso sem falar nas proteínas presentes nesse tipo de carne", finalizou.

 

Peixe – De acordo com dados do site Portal Brasil, em 2012, apenas 26,9% (cerca de 1,5 mil) das 5.565 prefeituras em todo o País incluíram o pescado no cardápio da merenda escolar pelo menos uma vez por semana. A informação havia sido divulgada na época pelo ministro da Pesca e Aquicultura, Marcello Crivella.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que o consumo fique em torno de 12 quilos ao ano por pessoa. O brasileiro consome cerca de 10 quilos de peixe por ano. A média mundial chega a 16 quilos e países como o Japão têm um consumo per capita de 30 quilos. 


Departamento de Comunicação

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020