Edmilson quer Semana da Orientação Profissional para alunos do ensino médio

17/08/2015 10:52

O vereador Edmilson de Paula (PRTB) quer ajudar os jovens a escolherem uma profissão. Ele está propondo, através de um Projeto de Lei, que seja instituída no Município a Semana da Orientação Profissional, que poderá ser inserida no calendário popular da cidade.

Segundo o vereador, o evento aconteceria anualmente, na primeira semana do mês de maio. As escolas públicas e particulares da rede de ensino realizariam atividades destinadas à orientação profissional dos alunos do ensino médio.

A intenção, explicou Edmilson, é informar aos alunos as principais profissões existentes no mercado de trabalho e seus requisitos para ingresso, assim como esclarecer sobre as possibilidades de emprego em cada área profissional.

Dentro do projeto, os professores também poderiam esclarecer aos estudantes sobre as atribuições e tarefas das principais profissões existentes no mercado de trabalho, além de passar informações sobre as áreas de atuação dos profissionais formados nos principais cursos superiores oferecidos pela rede pública.

Edmilson também esclareceu que as atividades podem acontecer através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com a realização de exposições durante as aulas, palestras, entrevistas, discussões em grupos, bem como outros recursos didáticos disponíveis aos professores.

Para o vereador, antes de começar a pensar em qual profissão vai escolher, o candidato deve pensar primeiro sobre quem ele é e refletir sobre sua personalidade, identificar o que faz de melhor. “Ele deve pesquisar sobre todos os aspectos de cada profissão e principalmente conversar com profissionais que atuam diretamente naquela área”, afirmou Edmilson.

“Muitos estudantes não conseguem chegar a uma conclusão e acabam entrando na faculdade sem conhecer bem o curso escolhido”, avaliou o parlamentar. Ele também lembra que não é raro encontrar profissionais descontentes com a carreira e vivendo o dilema de decidir se continuam investindo naquela profissão ou começam algo completamente novo.

Através do Projeto, o vereador ainda defende que a profissão certa é aquela que tem a ver com a identidade de cada pessoa e que vai atender às suas expectativas, tanto profissional quanto financeira. Para isso, segundo ele, é preciso levar em conta dois aspectos: o autoconhecimento, ou seja, saber quem você é, seus gostos, habilidades, competências e expectativas, assim como realizar uma análise do mercado de trabalho. “Escolher uma profissão que esteja de acordo com o talento é fundamental”, finalizou Edmilson.

O Projeto de Lei tramitou na Casa e deverá ser votado em breve. Caso seja aprovado, ainda deverá ser sancionado pelo prefeito Paulo Piau.

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU