Edmilson se reúne com prefeito Paulo Piau para apresentar benefícios do teste do coraçãozinho  
O vereador Edmilson de Paula esteve com o prefeito Paulo Piau esta manhã, onde apresentou ao chefe do executivo os benefícios que o teste do coraçãozinho pode proporcionar aos recém nascidos, uma vez que o referido exame é rápido e pode detectar alguma cardiopatia congênita, evitando que as crianças saiam da maternidade sem o devido diagnóstico. A pediatra Débora Aparecida Aleixo Lellis de Oliveira esteve presente na reunião, a convite do vereador Edmilson, e ressaltou que "as cardiopatias podem aparecem por volta da terceira semana. Com dois ou três dias sem uma boa oxigenação, a criança pode apresentar diversos problemas. Com esse exame, essas crianças seriam diagnosticadas imediatamente". 
Ainda de acordo com a pediatra, o aparelho utilizado para o exame é o Oxímetro, bastando ter apenas um equipamento por maternidade. "Um aparelho é capaz de atender um hospital por muitos anos. As maternidades geralmente já possuem o aparelho, mas o exame não é realizado muitas vezes, pois não há uma obrigação para a realização dele. Com a obrigatoriedade do exame, o pediatra que receber a criança logo após o parto irá fazer todos os exames de triagem, incluindo o teste do coraçãozinho, evitando que a criança vá para casa sem um diagnóstico adequado", afirmou.  
O vereador Samuel Pereira, líder do Prefeito na Câmara, participou da reunião e apoiou a intenção do vereador Edmilson, ressaltando que o projeto foi aprovado com unanimidade na Cãmara, após a derrubada do veto da Comissão de Justiça Redação e Legislação, que havia dado parecer de inconstitucionalidade do projeto.
O prefeito Paulo Piau afirmou que irá se reunir com o secretário de saúde Fahim Sawan para que o titular da pasta possa verificar quais as condições necessárias para que o teste seja obrigatório no município e quais os gastos que ele possa vir a gerar. 
Assessoria do vereador Edmilson de Paula 

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020