Edmilson se reúne com prefeito Paulo Piau para apresentar benefícios do teste do coraçãozinho

11/12/2013 00:00

Compartilhar

Edmilson se reúne com prefeito Paulo Piau para apresentar benefícios do teste do coraçãozinho  
O vereador Edmilson de Paula esteve com o prefeito Paulo Piau esta manhã, onde apresentou ao chefe do executivo os benefícios que o teste do coraçãozinho pode proporcionar aos recém nascidos, uma vez que o referido exame é rápido e pode detectar alguma cardiopatia congênita, evitando que as crianças saiam da maternidade sem o devido diagnóstico. A pediatra Débora Aparecida Aleixo Lellis de Oliveira esteve presente na reunião, a convite do vereador Edmilson, e ressaltou que "as cardiopatias podem aparecem por volta da terceira semana. Com dois ou três dias sem uma boa oxigenação, a criança pode apresentar diversos problemas. Com esse exame, essas crianças seriam diagnosticadas imediatamente". 
Ainda de acordo com a pediatra, o aparelho utilizado para o exame é o Oxímetro, bastando ter apenas um equipamento por maternidade. "Um aparelho é capaz de atender um hospital por muitos anos. As maternidades geralmente já possuem o aparelho, mas o exame não é realizado muitas vezes, pois não há uma obrigação para a realização dele. Com a obrigatoriedade do exame, o pediatra que receber a criança logo após o parto irá fazer todos os exames de triagem, incluindo o teste do coraçãozinho, evitando que a criança vá para casa sem um diagnóstico adequado", afirmou.  
O vereador Samuel Pereira, líder do Prefeito na Câmara, participou da reunião e apoiou a intenção do vereador Edmilson, ressaltando que o projeto foi aprovado com unanimidade na Cãmara, após a derrubada do veto da Comissão de Justiça Redação e Legislação, que havia dado parecer de inconstitucionalidade do projeto.
O prefeito Paulo Piau afirmou que irá se reunir com o secretário de saúde Fahim Sawan para que o titular da pasta possa verificar quais as condições necessárias para que o teste seja obrigatório no município e quais os gastos que ele possa vir a gerar. 
Assessoria do vereador Edmilson de Paula 

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados