O presidente do Legislativo, vereador Elmar Goulart (SD), conseguiu um acordo entre moradores e a Prefeitura para as mudanças solicitadas pela população na rua João Pinheiro. No dia 10 deste mês ele já havia se reunido com o secretário municipal de Trânsito e Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos, Emmanuel Kappel, o diretor do Departamento de Trânsito, Rodrigo Rosa Carmelito e o especialista em trânsito e transporte, Denísio Olímpio da Silva, além de vários comerciantes e moradores daquela região.

Na tarde desta quarta-feira (22) os envolvidos na questão voltaram a se reunir em uma residência da rua João Pinheiro, onde a Settrans apresentou três propostas de alterações no trânsito. A sugestão aceita pela maioria foi a que deixa a João Pinheiro com mão única no sentido centro-bairro e mantém a rua Luxemburgo com mão dupla.

O secretário municipal disse que é preciso modernizar o trânsito e fazer o possível para melhorar para toda a região. Segundo ele, o sistema binário (que uma rua segue em sentido único oposto a outra paralela), utilizado em vários pontos da cidade, é sempre uma boa opção.

"É preciso buscar a melhor alternativa", afirmou Kappel, acrescentando que o objetivo das reuniões foi de justamente buscar sugestões técnicas para realizar as alterações necessárias. O presidente Elmar ficou satisfeito com o resultado das reuniões e defendeu que as mudanças ocorram o mais rápido possível. A maior preocupação dos comerciantes é com a aproximação do período de Natal.

Além da implementação de mão única na rua João Pinheiro, mantendo as áreas de estacionamento, a Settrans também vai precisar fazer uma pequena obra na Travessa Pratinha, para dar acesso a rua Dom Pedro II. Do mesmo modo está em estudo a eliminação da rotatória existente nas proximidades da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Codau.

O próximo passo será o secretário Kappel e Elmar Goulart levarem a demanda ao prefeito Paulo Piau para que ele autorize as mudanças necessárias na rua João Pinheiro.


Departamento de Comunicação

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020