Elmar solicita à Seplan a permanência de estacionamento na João Pinheiro

30/07/2014 00:00

O secretário Municipal de Planejamento, Cláudio Costa Junqueira, a subsecretária Maria Paula Meneghello e o secretário de Trânsito e Transporte, Emanuel Kappel, receberam hoje (30), no Centro Administrativo da Prefeitura, o presidente da Câmara Municipal, vereador Elmar Goulart (SD), e comerciantes da Rua João Pinheiro. O encontro, solicitado pelo vereador, contou com a presença de cerca de 30 pessoas, que possuem negócios naquela via, para discussão e apresentação de propostas relacionadas às alterações no trânsito naquele local.

Todos os presentes manifestaram preocupação com uma possível queda no movimento e, consequentemente, faturamento dos estabelecimentos comerciais, decorrentes das mudanças que serão colocadas em prática a partir do dia 06 de agosto. Na João Pinheiro está prevista a proibição de estacionamento de veículo em determinada extensão daquela rua, compreendida entre o cruzamento com a Avenida Henrique Castejon até a agência dos Correios.

Elmar Goulart destacou que a mudança, que já começou a ser executada essa semana com a retirada da sinalização que permitia o estacionamento, pegou todos de surpresa. "Não queremos que essas alterações prejudiquem as pessoas que vivem e/ou dependem de seu trabalho [na João Pinheiro]. Estamos aqui com o propósito de buscar alternativas, junto à PMU, para que isso não aconteça", afirmou. Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, a panfletagem com o objetivo de informar os comerciantes e moradores sobre essas alterações começou a ser feita nesta quarta-feira, mas que a imprensa local já havia noticiado antecipadamente o assunto.

Vários comerciantes se pronunciaram durante o encontro demonstrando insatisfação com a mudança. Eugênio Alves Fernandes, que possui escritório de advocacia no local, disse ter feito um levantamento na via que mostrou que a cada cinco casas, quatro não possuem garagem. "Sabemos que modificações, melhorias, têm que ocorrer para a implantação das BRTs, mas sabemos também que existem outras alternativas para desafogar o trânsito sem ser essa que atinge a João Pinheiro".

Entre as propostas colocadas no encontro, duas despertaram bastante interesse no secretário. Uma delas seria a mudança de direção da Rua Artur Machado - o local que hoje tem tráfego centro-bairro, passaria a ter bairro-centro. E a outra também diz respeito à mudança no sentido da via, mas na Rua Tiradentes, que também tem mão única.

Cláudio Junqueira, que demonstrou bastante interesse na apresentação das propostas apresentadas, se comprometeu a levá-las ao prefeito Paulo Piau. "Entendemos que devemos interferir de forma positiva na mobilidade urbana sem prejudicar os comerciantes e a população em geral. Passaremos as demandas para o prefeito e deveremos acertar tudo de uma forma que não atrapalhe os comerciantes", frisou. Segundo o secretário, até um novo posicionamento da Prefeitura, na rua João Pinheiro será permitido o estacionamento. O que deverá ocorrer é uma mudança de lugar – hoje o estacionamento é permitido do lado esquerdo da via.

As adequações fazem parte do sistema macro de mobilidade urbana BRT/Vetor. E outras vias também sofrerão alterações, como a Avenida Leopoldino de Oliveira, que vai ganhar faixa exclusiva para ônibus.

Nesta quinta (31), às 18h30, na Sociedade de Medicina e Cirurgia deUberaba, na Avenida Doutor Fidélis Reis, 146, acontece audiência pública realizada pela Prefeitura com o intuito de se discutir as alterações que entram em prática na próxima semana.