Empresas são beneficiadas com aprovação de projetos na Câmara

22/12/2017 09:17

Com aprovação de projeto no Legislativo, hoje (21), a empresa Texas Automóveis Ltda foi contemplada com doação de área pública e também concessão de estímulos. A matéria, analisada pelos vereadores, desafeta de suas características específicas e autoriza o Município doar área pública e conceder estímulos à empresa.

De acordo com o Executivo, a empresa, que atua no mercado de automóveis novos, usados, de peças e acessórios e assistência técnica de veículos, manifestou interesse em investir no projeto de expansão de sua unidade empresarial, que abrange uma área de 428,31 m², localizada na UPG Santa Maria, formada por parte de Área Pública, no Loteamento Santos Dumont. “O investimento está estimado em R$ 2 milhões com previsão de faturamento anual de R$ 40 milhões quando de sua plena instalação.”

Como contrapartida, a Texas deverá repassar ao Município o valor de R$ 271.754,13, dividido em 06 parcelas. “Os valores serão revertidos ao Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico, conforme Lei nº11.869/2014.”

O texto do projeto deixa claro que o Município tem interesse que a instalação da empresa se concretize, seja por motivos econômicos, através da geração de empregos, atração de fornecedores e empresas consumidoras da produção, difusão da tecnologia, consumo de matéria-prima ou produtos de empresas da região com agregação de valor. "Cabe aos Poderes Executivo e Legislativo estimular novos empreendimentos que possibilitem a dinamização e modernização do parque produtivo e fortalecimento da economia municipal e regional.”

‘Fer Alvarez’ - Outra empresa beneficiada, nesta manhã (21), através de proposta semelhante, foi ‘Fer Alvarez Produtos Siderúrgicos Ind. Com. Ltda’, que atua no mercado de produção de sucatas para fins siderúrgicos e fundições e reciclagem de papelão e plásticos para outros fins. A empresa manifestou interesse em investir em uma unidade empresarial, em área de 19.024,33 m², localizada na Avenida 07, no Distrito Industrial II.

O investimento estimado será de R$ 3 milhões, com previsão de faturamento anual de R$ 7 milhões e 200 mil, quando de sua plena instalação, gerando 20 empregos diretos e 15 indiretos, de acordo com a Administração Municipal. Em contrapartida, a empresa repassará ao Município, 30% do valor total da área, ou seja, R$ 227.962,93, dividido em 36 parcelas, cujos valores também serão revertidos ao Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Durante as análises dos dois projetos estiveram presentes no plenário José Renato Gomes, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e os proprietários das respectivas empresas.

Jorn. Karla Ramos

Dep. Comunicação CMU