Escola centenária recebe homenagem da Câmara

01/10/2009 00:00

Escola centenária recebe homenagem na CMU

Aconteceu nesta quinta-feira (30/09) no Plenário da CMU, homenagem pelo centenário da Escola Estadual Brasil. Fizeram parte da mesa de trabalhos, o presidente da CMU, Lourival dos Santos (PCdoB), o 1º secretário Luiz Humberto Dutra, a superintendente de ensino Vânia Célia Ferreira, a atual diretora da Escola e Marilda Alves Timóteo de Carvalho. Na solenidade, ex-diretoras da Escola foram Homenageadas, Terezinha Pereira Vale Perez, Norma Moisés, Nilda Abdala Miguel, Fernanda Borges de Andrade, Edna Marques Luz, Maria Helena Angotti Ledier, representado por Álvaro Botelho Ledier e a atual diretora. O evento foi marcado por grande emoção, quando a professora Cleide de Sousa Fernandes entoou o clássico, “Eu nunca mais vou te esquecer”, de Moacir Franco.
Para o presidente Lourival dos Santos, todos os servidores da Escola merecem esta homenagem, “se não existissem estas pessoas, nós não estaríamos aqui prestando esta homenagem”, ressaltou o presidente. Quem também se manifestou foi o 1º secretário, vereador Luiz Dutra. Para ele a história só faz sentido, quando, se olha para trás e contempla o passado. Ele ainda ressaltou o trabalho dos professores, “todos nós que estamos aqui fomos educados, e nesse processo os professores tiveram um papel fundamental”, disse.  A diretora Marilda Alves Timóteo de Carvalho disse que a homenagem da Câmara tem um significado importante para a Escola, visto que, o grande protagonista na edificação da Escola na cidade de Uberaba foi o presidente da Câmara Municipal, Felipe Ache, que na época era também agente executivo.
A Escola Estadual Brasil, que por um bom tempo ficou conhecida como Grupo Brasil, teve sua pedra fundamental lançada no dia 13 de setembro de 1908, sendo inaugurado em 03 de outubro de 1909. A Escola passou por reformas no ano de 1932, depois de ter sido ocupado pelas forças policiais nos anos revolucionários, e 1944. Em 1968, quando a edificação foi aterrada, o pátio interno sofreu algumas modificações e as tábuas do piso foram retiradas.