Escolas passarão a contar com “Semana da Orientação Profissional”

18/08/2015 10:19

Projeto de Lei, de autoria do vereador Edmilson de Paula (PRTB), que dispõe sobre a Consolidação da Legislação Municipal do Calendário Popular, visando à acrescentar a “Semana da Orientação Profissional”, foi aprovado em Plenário, nesta segunda-feira (17).

Segundo Edmilson, muitas pessoas não conseguem chegar a uma conclusão sobre a profissão a seguir e acabam ingressando na faculdade sem conhecer bem e refletirem sobre o curso escolhido. “Também não é raro encontrar profissionais descontentes com sua carreira atual e sem saber se continuam investindo em sua profissão ou começam algo completamente novo.”

“A escolha de uma profissão não precisa ser um dilema. A profissão certa é aquela que tem a ver com a identidade de cada pessoa e que vai atender as suas expectativas, tanto profissional quanto financeira. Para isso, é preciso levar em conta dois aspectos: autoconhecimento  e mercado de trabalho”, completa o parlamentar.

Para Edmilson, a escolha profissional é um processo complexo, devendo ser abordada entre escola e alunos. “Escolher uma profissão que esteja de acordo com o talento é fundamental”, disse.

Maio. A “Semana da Orientação Profissional” será realizada, anualmente, na primeira semana do mês de maio, onde escolas públicas e particulares de ensino deverão realizar, no ensino médio, atividades destinadas à orientação profissional de seus alunos com o objetivo de informar as principais profissões existentes no mercado de trabalho e seus requisitos para ingresso; informar sobre as possibilidades de emprego em cada área profissional; entre outros. As atividades consistirão em exposições durante as aulas, palestras, entrevistas, discussões em grupos e demais recursos didáticos disponíveis. “Durante tal semana, a Secretaria Municipal de Educação, em parceira com a entidade escolar, poderá convidar profissionais de várias áreas para proferirem palestras, discorrendo sobre as suas experiências profissionais, bem como realizar atividades pedagógicas em conjunto com os professores, alunos e demais convidados”, explicou o vereador.

Jorn. Karla Ramos

Dep. Comunicação