Ex-governador Anastasia encerra “Oficina Interlegis” em Uberaba na próxima sexta

05/10/2015 07:57

Encontro regional terá ainda duas conferências sobre a transparência e a história do Legislativo Brasileiro

O ex-governador, atual senador Antônio Augusto Anastasia (PSDB) estará em Uberaba na próxima sexta-feira, dia 9 de outubro, para encerrar o Encontro Regional e Oficinas Interlegis, promovido em parceria da Câmara Municipal com o Senado Federal, a partir de segunda-feira, dia 5. A programação dá sequência às atividades da Escola do Legislativo, iniciadas na última segunda, dia 29 de setembro.

A Oficina Interlegis continua na segunda e terça-feira com as aulas sobre “Portal Modelo – Sistema de Gerenciamento de Conteúdos na Internet”, com o instrutor Higino Vieira e o monitor Robson Neri. Nos dias 7 e 9 – quarta e quinta-feira – A Oficina será sobre “O Sistema de Apoio ao Processo Legislativo”, com o instrutor Rodrigo Luz e o Monitor Robson Neri. As aulas serão ministradas sempre das 8h30 às 19h.

No dia 9, com a presença do senador Anastasia, acontece o Encontro Regional Interlegis, fechando a programação de lançamento da Escola do Legislativo de Uberaba. Na oportunidade, Anastasia vai falar sobre Gestão Pública. Na mesma data, outras duas conferências serão realizadas sobre a “Transparência no Legislativo – A Solução Web Interlegis”, pelo Coordenador de Formação e Atendimento à Comunidade do Senado Federal e ainda sobre “A História do Parlamento Brasileiro”, que será ministrada pelo professor Antônio José Barbosa, consultor legislativo aposentado do Senado Federal e professor doutor do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB).

No mesmo dia será assinado o protocolo de intenções entre a Câmara de Uberaba e a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel).

O Programa Interlegis é uma ação de abrangência nacional e conduzido pelo Senado Federal há 18 anos e tem como objetivo promover a modernização e integração no Poder Legislativo. Dentre os serviços oferecidos estão o Portal na Internet (o Transparência), o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (tramitação de matérias e repositório de legislação) e a consultoria em revisão de regimento interno e Lei Orgânica. Mais de  três mil Câmaras Municipais são conveniadas com o Senado, incluindo o Poder Legislativo de Uberaba.

Márcio Gennari

Departamento de Comunicação CMU