Ex-vereador e professora dão nome à Escola do Legislativo e à Biblioteca do Povo

13/08/2015 09:23

Paulo Silva e Terezinha Hueb de Menezes são homenageados dando nome às instituições a serem instaladas pela Câmara Municipal em outubro

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal e a Biblioteca do Povo receberão os nomes do vereador , jornalista e advogado Paulo Silva e da Professora Terezinha Hueb de Menezes, respectivamente. Projetos de Resolução foram aprovados ontem, dia 12, pelo Plenário da Câmara Municipal confirmando as duas homenagens. As instituições serão inauguradas no início de outubro, quando da realização de Encontro Regional e Oficinas Interlegis, que terá a presença dos senadores Antônio Augusto Anastásia (PSDB-MG) e Vicentinho Alves (PR-TO).

O líder do prefeito na Câmara, vereador Elmar Goulart (SD) cumprimentou o presidente do Legislativo, Luiz Dutra (SD) pela iniciativa, destacando que Paulo Silva, além de vereador, foi uma pessoa que elevou o nome de Uberaba como jornalista, sempre expressando o seu amor pela cidade e defendendo os interesses da coletividade. Franco Cartafina (PRB) lembrou da relação de sua avó, ex-vereadora Teresinha Cartafina, com Silva, quando integraram a mesma legislatura, ressaltando o compromisso de ambos com os cidadãos.

Paulo Silva foi casado com Genazir (Gê) Pereira da Silva e teve quatro filhos: Paulo Renato, Thiago Renato, Fabiano Renato e Cristiane. O jornalista começou suas atividades em 1963 no extinto Correio Católico, realizando cobertura de polícia, até o início dos anos de 1970. Iniciou-se como colunista social, atuando mais tarde como editor-chefe do referido jornal em diversas ocasiões.

Biblioteca. Ontem também foi aprovada a Resolução dando o nome de Terezinha Hueb de Menezes à Biblioteca do Povo, que vai funcionar em conjunto com a Escola do Legislativo. Vários vereadores cumprimentaram o presidente pela escolha do nome, principalmente por se tratar de uma professora integrante da Academia de Letras do Triângulo Mineiro e que também era mulher de um grande vereador, que foi Murilo Pacheco de Menezes, que hoje dá o nome ao Plenário do Poder Legislativo Municipal.

A Professora Terezinha Hueb dedicou sua vida à educação. Lecionou Literatura Brasileira na FISTA e dirigiu o Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade de Uberaba. Foi casada com Murilo Pacheco de Menezes, com quem teve cinco filhos: José Luiz, Paulo César, Maria Angélica, Fabiano e Fernando. Junto ao seu marido fundaram o Colégio Nossa Senhora das Graças, onde lecionou e dirigiu a instituição. Era articulista do Jornal da Manhã. Publicava na revista Convergência e participava em diversas antologias de poesias e crônicas. Autora de vários livros, entre eles “Assim como nós” onde reuniu as mais marcantes crônicas de sua autoria.

Jorn. Márcio Gennari

(12/08/15)