Executivo quer “Domingo na Concha” no calendário oficial do Município

24/11/2015 09:12

O “Domingo na Concha” pode passar a fazer parte do calendário oficial de eventos do Município. Um Projeto de Lei foi encaminhado pelo Poder Executivo, através da Fundação Cultural de Uberaba (FCU), e já tramitou na Câmara Municipal.

O evento é realizado semanalmente, aos domingos, na Praça Afonso Pena, que hoje é mais conhecida como Praça da Concha Acústica. No passado a mesma praça era chamada de “Praça da Gameleira”, devido à existência de uma frondosa e centenária árvore.

No final da década de 1960 a Gameleira morreu, e, em 1970, a árvore deu lugar a um palco em forma de concha, inaugurado em 2 de abril de 1971, destinado a apresentações artísticas e culturais, se tornando parte da identidade cultural de Uberaba. No projeto o Executivo destacou que a Concha estava abandonada e sofrendo com o vandalismo há mais de 12 anos.

Em 2013 o local foi recuperado, recebeu três reformas e voltou a receber grandes eventos, com as presenças de artistas de Uberaba, região, do país e até mesmo de renome internacional. Segundo o PL, cerca de 300 artistas, entre bandas, artistas solo, além de mega shows, como o de Kiko Zambianchi, o vocalista da banda de rock Detonautas, Tico Santa Cruz, o integrante do Titãs Sergio Brito, Hanoi Hanoi, Arnaldo Brandão, Tiê e 14 BIS já passaram pelo projeto.

A maioria das apresentações acontece com as presenças de bandas formadas por artistas uberabenses, com o objetivo de valorizar os músicos da cidade. Também já foram registradas apresentações de estrelas internacionais, como o multinstrumentista Carlos Malta, conhecido como O Escultor do Vento, que marcou o Dia Internacional do Jazz no final de abril.

Ao apresentar o projeto, a FCU pretende legalizar e tornar oficial o evento, que atrai centenas de pessoas todas as semanas. O dia será mantido, aos domingos, assim como o horário, das 11 às 14 horas. A votação do Projeto de Lei no Plenário da Câmara deverá acontecer durante as reuniões do mês de dezembro.

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU