Executivo vai usar parte do valor devolvido pela Câmara na compra de testes rápidos do Covid-19

05/06/2020 18:41

O presidente da Câmara Municipal, Ismar Marão, assim como os demais vereadores, estão solicitando que parte do dinheiro devolvido pelo Legislativo a Prefeitura seja utilizada para a compra de testes rápidos do Covid-19. No final do ano passado a CMU restituiu sobras do duodécimo que havia sido repassado pelo Executivo no exercício do ano anterior, que somaram o valor de R$ 1,3 milhão.

Após um acerto entre os dois poderes, havia sido definido que o dinheiro seria utilizado em investimentos na área da saúde, inclusive na aquisição de equipamentos e na construção de uma Unidade Básica de Saúde na avenida Apolônio Sales, próximo a Escola Estadual Professor Chaves, no Bairro São Benedito. A UBS deve abrigar três equipes de Atenção Básica, além de consultórios médicos, odontológicos e salas de vacinas. O valor seria somado a recursos do Fundo Municipal de Saúde.

Devido a pandemia do Covid-19, em março deste ano a Câmara aprovou proposta do presidente Ismar Marão, para que os R$ 1,3 milhão fossem utilizados em ações de combate ao coronavírus. Agora o Legislativo encaminhou ao Executivo um ofício solicitando que seja mantida a verba destinada a UBS, no valor de R$ 700 mil, e que o restante, ou seja, R$ 600 mil, sejam destinados a aquisição de testes rápidos do Covid-19.

Marão entende que aumentar a quantidade de testes no Município poderá contribuir para o mapeamento e dimensionamento dos casos de forma regionalizada, garantindo assim maior efetividade nas ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde. A proposta dos vereadores foi acertada com o prefeito Paulo Piau em uma reunião realizada nesta sexta-feira (05).

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU