Famílias de autistas aprovam 2 de abril

20/05/2015 00:00

Compartilhar

A aprovação do projeto do vereador Franco Cartafina, que cria o Dia Municipal do Autismo, em 2 de abril, muda a história dos autistas em Uberaba. A avaliação é de Luiza Coelho, que integra um grupo que abraça a causa, após a votação do projeto aprovado por unanimidade no Plenário da Câmara Municipal, na semana passada. Ela diz que agora será possível conseguir apoio da Prefeitura, das secretarias e da população de um modo geral.
"Agradecemos muito ao vereador Franco Cartafina, que abriu as portas da Câmara para nós e tem nos ajudado de forma efetiva nessa luta. Estamos muito felizes por poder contar com o apoio dele", frisa. Conta que o vereador os ajudou a realizar um piquenique em prol da conscientização, com a distribuição de panfletos explicativos, e que atraiu mais de 200 pessoas. Luiza acrescenta que o grupo continuará procurando a imprensa e envolvendo a população para que todos saibam as características de autismo e também para engajar futuros trabalhos visando a melhorar a educação, a saúde.
Luiza explica que ela, sua irmã Carla e sua mãe fazem parte de um grupo de mães com filhos autistas, número que cresce a cada dia e muitos não sabem ou não conhecem as dificuldades e as necessidades da área. Ela argumenta que é preciso melhorar muito o diagnóstico e o encaminhamento das famílias para os profissionais adequados e melhorar o Caps da cidade, onde há uma fila imensa e que não consegue atender a todos. Também precisam de profissionais que não atendem autistas, como nutricionista fisioterapeuta. Ela observa que é necessário haver avanço também na educação. Admite que na educação municipal já mudou muito, mas nas escolas particulares eles ainda enfrentam grande dificuldade. "A conscientização das pessoas diminui o preconceito e melhora a qualidade de vida para os autistas", resume.
Jorn. Rose Dutra
Assessoria do vereador Franco Cartafina
(15/05/15)

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados